Tal como havíamos revelado, Portugal vai ter mais freguesias com fibra ótica! Com uma aventura que começou em 2008, a Altice Portugal anunciou as mais 100 freguesias que terão 100% Fibra ótica.
O evento está a decorrer no âmbito do Seminário – Oportunidades no Interior. Este seminário realiza-se no Centro Municipal da Cultura de Castro Daire.
A ambição da Altice é tornar Portugal como o primeiro país na Europa a oferecer fibra a todos. A fibra ótica permite ter redes de comunicação de última geração, garantido os mais diversos serviços e oportunidades. Até ao fim de 2020, a empresa liderada por Alexandre Fonseca pretende ter 5,3 milhões de lares e empresas no país cobertas com fibra ótica a 100%….e o projeto está “adiantado”.
Com o anúncio de mais 100 freguesias 100% fibra ótica, o nosso país passa a ter 110 freguesias com 100% fibra ótica Made in Altice Portugal. Portugal é conhecido pelos 3 Fs – Futebol, Fado e Fátima… mas a Altice quer que Portugal passe a ser conhecido por 4 Fs (Futebol, Fado e Fátima…e Fibra Ótica).
Na abertura do evento, o Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Dr. Paulo Almeida, agradeceu à Altice Portugal a coragem de descentralizar este tipo de eventos. Paulo Almeida referiu ainda que o poder central devia tomar como exemplo o caminho da Altice Portugal a este nível.
Depois de, em abril deste ano, ter anunciado a cobertura total de fibra ótica em 10 freguesias de seis municípios do país, a Altice Portugal volta a dar mais um importante passo no que diz respeito à cobertura integral desta rede em Portugal, cobrindo mais 100 freguesias com 100% de fibra ótica, num investimento próximo dos 8 milhões de euros.
Lista de Municípios anunciados
- Águeda
- Alcobaça
- Mealhada
- Covilhã
- Arganil
- Fundão
- Santa Maria da Feira
- Castro Daire
- Vouzela
- Lousã
- Montemor-o-Velho
- Leiria
- Oliveira do Hospital
- Nelas
- Tondela
- Viseu
Em todas as freguesias será garantida a cobertura integral destes territórios com esta infraestrutura mais robusta, mais simples e fiável em termos tecnológicos, que oferece uma maior qualidade de serviço e com um enorme potencial para a oferta alargada de novos serviços.
O evento decorre com a atribuição de alguns certificados às freguesias que já possuem fibra a 100%.
Alexandre Fonseca fala do orgulho de estar em Castro Daire, terra à qual tem ligações. O CEO da Altice agradece as palavras dos autarcas presentes e relembra que a Proximidade é uma missão da Empresa. O discurso dos autarcas reforça essa proximidade e também a responsabilidade social da empresa.
Alexandre Fonseca refere ainda que em breve serão anunciadas mais 500 freguesias 100% fibra ótica. O facto de uma fibra ser 100% fibra significa que estas freguesias passarão a ter todos os serviços digitais com base em redes de última geração. Com a fibra ótica cada um poderá desenvolver o seu negócio a partir da sua própria terra.
O investimento é avultado. Em 4 anos a Altice investiu 2 mil milhões de euros, sendo que grande parte foi investida em redes de comunicação. O CEO da Altice sublinhou ainda que além de toda a infraestrutura, que traz enormes diversos benefícios, destaca a sustentabilidade. Uma rede com fibra ótica permite reduzir drasticamente a pegada tecnológica.
Alexandre Fonseca recebe distinção da Câmara Municipal de Castro Daire…
O contínuo investimento da Altice Portugal nestas áreas tem desenvolvido economias locais, aumentado a criação de emprego, incrementado a capacidade de instalação de investimentos privados, diminuindo assim de forma consistente a desertificação e as desigualdades territoriais.
Este investimento está em linha com a estratégia da Altice Portugal, que tem como objetivo cobrir a totalidade do país com rede de fibra ótica até 2020. O objetivo são 5,3 milhões de casas nos 308 concelhos e em mais de 27 mil locais, valores que posicionarão o maior operador do país como o parceiro tecnológico de referência e o player que mais investe em Portugal.
Seminário – Oportunidades no Interior
Após o anúncio das 100 freguesias 100% Fibra Ótica, seguiu-se o seminário – Oportunidades no Interior. Com a Moderação de Camilo Loureço, o seminário contou com a presença, como oradores, de Pedro Pinto (Pplware/Politécnico da Guarda), Gema – Martim Pessanha da Gema, Tiago Andrade da Compta e Inês Ferreira da Direção Produto da PT Empresas.
No painel 2, cujo tema foi “Novas Exigências na Gestão de Recursos Humanos“, teve como moderador o jornalista Daniel Catalão. Como oradores estiveram presente Ana Rita Lopes, a Diretora IEFP Viseu Marta Rodrigues e Carla Marques da Intelcia.
O evento encerrou com o debate sobre o tema “Crise dos Media” e a importância dos órgãos de comunicação social regionais. Neste painel estiveram presentes oradores representantes da Centro TV, Notícias de Castro Daire (Marco), Rádio Limite (César Melo) e RCI – Região Centro Informação.
O Presidente da Câmara de Castro Daire encerrou o evento reafirmando a posição do município, na aposta na tecnologia e nas redes de comunicação, como vetor fundamental de crescimento, evolução e atração de investimento. De referir que Castro Daire possui atualmente uma Incubadora de Empresas, cujo objetivo é motivar os jovens empreendedores do concelho a concretizarem ideias de negócio.