Tal como outros equipamentos, também os radares de velocidade têm evoluído. A utilização de radares de velocidade por parte das entidades policiais continua a ser uma prática comum e o objetivo é garantir a segurança rodoviária, punindo os infratores.
A GNR utiliza um novo radar que deteta a velocidade de um carro a cerca de dois quilómetros de distância.
Radar está em funcionamento desde janeiro
Em Portugal a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) é responsável pela aprovação dos equipamentos que podem ser usados em controlo e fiscalização do trânsito. No documento disponível neste artigo é possível a marca e modelo dos seguintes equipamentos aprovados.
O destacamento de Trânsito da GNR está a utilizar um novo modelo de radar. São aparelhos móveis, com capacidade para calcular a velocidade de um carro até uma distância de dois quilómetros… isso mesmo, dois quilómetros. O equipamento é programado com a velocidade permitida na faixa de rodagem e posteriormente apontado aos veículos, medindo automaticamente o tempo que demoram a percorrer determinada distância. Na reportagem da SIC (aqui) é possível ver como funciona.
Segundo o que foi revelado, o radar também pode ser montado numa estrutura fixa e utilizado em qualquer uma das faixas de rodagem, uma vez que controla a velocidade quando o veículo se aproxima ou se afasta do aparelho, captando até uma distância de quase dois quilómetros.
A GNR está a usar o radar desde janeiro deste ano. Até ao momento foram registadas 10 725 infrações com este equipamento.
Leia também…