Hoje em dias são vários os esquemas usados pelos piratas informáticos para atacar (com sucesso) as vítimas. Apesar de ser uma técnica antiga, a Engenharia Social continua a ser uma das “armas” mais eficazes e simples de usar.
De acordo com o Centro Nacional de CiberSegurança (CNCS), em Portugal estão a acontecer telefonemas falsos em nome da Microsoft. Saiba como funciona o esquema.
De acordo com a informação publicada no próprio site do CNCS, o roubo de informações e/ou ataque de ransomware é o principal objetivo desta nova fraude que usa o nome da gigante Microsoft.
Tal como se pode ler no comunicado “Tem-se vindo a notar um aumento de telefonemas fraudulentos em nome da empresa Microsoft, que incentivam as vítimas a instalarem programas maliciosos no seu computador, com a intenção de roubar informações e/ou cifrar o conteúdo das máquinas, exigindo um resgate”.
O comunicado revela ainda que “Estes falsos funcionários” da Microsoft tentam também aceder a detalhes dos cartões de crédito das vítimas, sendo que para o efeito, induzem-nas a instalar software malicioso, de forma a conseguirem remotamente aceder a dados sensíveis.
O CNC alerta que se for vítima deste tipo de ataque, não deve dar resposta a género de contacto e, muito menos, fornecer qualquer tipo de dado pessoal. É também recomendável que faça sempre queixa às autoridades competentes.
Fábio Assolini, especialista em cibersegurança, alertou também que, além da Microsoft estão a acontecer telefonemas falsos em nome de outras empresas.
Em declarações à Lusa, Fábio Assolini referiu que este tipo de ataque é “bastante comum” na Europa, nos Estados Unidos e também na América Latina, tanto a empresas como a particulares.