Pplware

Alemanha quer eliminar motores de combustão interna até 2030

Os esforços para massificar os carros eléctricos estão gradualmente a aumentar em todo o planeta. Apesar de serem ainda muito pouco usados, cada vez mais se vêm a circular nas ruas.

A Alemanha pode agora ter dado um passo muito firme neste sentido ao aprovar uma resolução que prevê o fim dos motores de combustão interna até ao ano 2030.

A resolução aprovada no final da passada semana pelo Bundesrat, o Conselho Federal alemão, quer obrigar a que seja decretado um boicote completo aos motores de combustão interna no país até 2030. A partir desse ano, todo e qualquer carro que for vendido na Alemanha terá obrigatoriamente de ter motores eléctricos ou alimentados por células combustível de hidrogénio.

Mas os legisladores alemães não se querem ficar apenas pelo seu território e querem que essa medida seja alargada a toda a União Europeia, tornado assim a sua lei universal no espaço europeu.

Não tendo a capacidade de fazer passar essa lei no espaço comunitário, vão tentar convencer a Comissão Europeia a aceitar esta medida. Dada a posição da Alemanha na Europa, existem fortes possibilidades desta ser aprovada e alargada aos restantes países europeus.

Como quer a Alemanha ajudar nesta decisão

Para conseguirem incentivar a utilização destes veículos amigos do ambiente, o Bundesrat aprovou a criação de incentivos para a compra destes carros. Não se sabe ao certo de que forma estes incentivos vão ser aplicados, mas poderão passar por benefícios fiscais ou o fim de outros já aplicados a carros que se sabe serem mais poluentes.

A forte industria automóvel alemã tem-se estado a preparar nos últimos anos para este tipo de medida e são já várias as propostas dos fabricantes. A maioria tem já veículos eléctricos a serem comercializados e a investigação nestas novas tecnologias é cada vez maior.

A Europa pode assim, fruto desta medida, ter finalmente uma data para acabar com os motores de combustão interna, abrindo as portas aos veículos alimentados por energias limpas e amigas do ambiente.

Der Spiegel

Exit mobile version