Uma das apps de mensagens que mais tem crescido nos últimos meses tem sido o Telegram. Este tem aproveitado os problemas e a instabilidade da concorrência para angariar ainda mais utilizadores que acabam por ficar no serviço.
Ainda assim, e de forma não esperada, o Telegram acabou por ceder a algo que vinha a conseguir escapar. Falamos da publicidade que em breve será uma realidade neste serviço, e que afinal tem algumas surpresas. A mais importante e recente é que será possível aos utilizadores pagar para a desativar.
Mudanças na filosofia do Telegram
Apesar de ter sido revelada a possibilidade da chegada da publicidade ao Telegram, muitos não esperavam que se tornasse uma realidade. Ainda assim, e do que foi possível ver, este elemento chegará em breve aos canais do Telegram.
A ideia deste serviço é garantir fundos para que possam continuar a desenvolver novidades e a melhorar o serviço. Mesmo com esta novidade, há agora uma alteração que Pavel Durov, o criador do Telegram, anunciou numa mensagem. Será possível pagar para não ter a publicidade presente nas mensagens.
Muitos utilizadores sugeriram a introdução da capacidade de desativar anúncios oficiais nos canais do Telegram. Hoje estamos a anunciar mais duas mudanças:
1. Os utilizadores poderão desativar os anúncios oficiais.
Já começamos a trabalhar nesse novo recurso e esperamos lançá-lo ainda este mês. Pode ser emitido na forma de uma assinatura de baixo custo, o que permitirá a qualquer utilizador apoiar financeiramente diretamente o desenvolvimento do Telegram e nunca ver anúncios oficiais nos canais.
2. Os autores dos canais poderão desligar os anúncios oficiais nos seus canais para todos os utilizadores.
Alguns criadores de canais também gostariam de “desligar” os anúncios nos seus canais para todos os utilizadores. No momento, estamos a calcular as condições económicas para esta opção. Em breve, os anunciantes poderão colocar um anúncio “invisível” em qualquer canal que – presumindo que haja custo por impressão suficiente – resultará em nenhum anúncio nesse canal.
Publicidade poderá afinal ser controlada
Como pode ser visto nas declarações presentes acima, a equipa do Telegram prevê a possibilidade de criar uma assinatura para impedir a apresentação de publicidade. Esta poderá também surgir em outras formas, mas que ainda não foram reveladas. Esperam-se novidades ainda este mês.
Além disso, também poderá ser possível aos gestores dos canais terem uma forma de limitar a apresentação de publicidade nestes espaços. É algo que ainda estará a ser avaliado e que em breve será também revelado pela equipa do Telegram.
Utilizadores vão poder escapar a estas mensagens
Estes anúncios vão estar presentes apenas nos canais e não vão ser intrusivos. Surgiram na forma de mensagens que vão ser publicadas diretamente como qualquer outra resposta de um utilizador. O Telegram garante também que não irá usar dados dos utilizadores para a criar perfis de apresentação de publicidade.
Espera-se que o Telegram apresente novidades ainda este mês, associadas à publicidade que decidiu apresentar nos canais. Esta não era uma mudança esperada pelos utilizadores, que se habituaram a usar este serviço de forma gratuita, com todas as suas medidas de segurança.