A actualização que a Microsoft começou a disponibilizar ontem trouxe melhorias para as ferramentas de email, calendário e pessoas do Windows 8.
A ideia era dar melhores funcionalidades a esta ferramenta e torná-la ainda mais úteis para todos os que as usam.
Mas de acordo com o que tem estado a ser reportado por muitos utilizadores e que foi comprovado é que esta actualização tem escondida uma funcionalidade menos desejada. Ela quebra o suporte de sincronização dos dados da conta Google com o Windows 8.
Este problema não resulta de nenhum bug que esteja a afectar estas ferramentas ou esta actualização mas sim da decisão da Microsoft de eliminar o suporte para os protocolos que a Google também deixou de usar para dar acesso aos dados dos utilizadores fora do ambiente Web.
Em concreto o problema está na decisão da Google de abandonar o suporte para Exchange Active Sync e concentrar o suporte em protocolos abertos, tais com o IMAP, o CalDAV e o CardDAV.
A actualização que foi disponibilizada passa a ter apenas disponível para contas Google o suporte para IMAP o que impede que os utilizadores sincronizem os seus calendários, mantendo no entanto o suporte para o email e para os contactos.
A partir de 30 de janeiro de 2013, o Google deixa de suportar as novas ligações EAS (Exchange ActiveSync) em alguns cenários. O EAS é uma tecnologia que ajuda os utilizadores a sincronizarem o correio eletrónico, calendário e contactos em vários dispositivos (como, por exemplo, um computador de secretária, um computador portátil ou um tablet).
Isto significa que, a partir do dia 30 de janeiro de 2013, os serviços Google que sincroniza com o PC com o Windows 8 ou o Windows RT, bem como o modo como os sincroniza, serão alterados.
Esta guerra não é nova e surgiu com a decisão da Google de terminar o suporte ao protocolo de comunicação Exchange Active Sync, o que passará a impedir o acesso dos possuidores de equipamentos com Windows Phone de acederem às suas contas de Gmail ou Google Apps.
A mensagem que os utilizadores têm agora, ao tentarem aceder às suas contas Google através das aplicações Mail, o Calendário e Pessoas, é que estas não são suportadas porque a Google deixou de suportar o protocolo Exchange ActiveSync.
Existem soluções de imediato disponíveis para o acesso ao email e aos contactos, podendo ser consultada na página da Microsoft criada para o efeito.
O problema está na sincronização do Calendário que deixa de ser suportado. A Microsoft é taxativa na página de suporte, essa opção deixou de ser possível.
Para sincronizar o correio eletrónico e os contactos, terá de remover as contas Google existentes e voltar a estabelecer a ligação das mesmas.
É importante ter em conta que, se tiver mais de uma conta Google, só poderá obter os contactos de uma conta.
E já não conseguirá sincronizar o calendário Google com a aplicação Calendário.
Está assim criado mais um problema de acesso dos utilizadores de produtos Google a estes dentro das plataformas Microsoft, mas desta vez a sua origem veio directamente de Redmond…