A greve dos motoristas de matérias perigosas parece ser uma realidade. Estamos a apenas 2 dias da sua chegada e o país foi já tomado há dias de uma corrida aos postos de abastecimento. Todos querem garantir que têm os seus carros atestados para assim fazerem frente a esta crise.
O Estado, como esperado, reagiu e este estado de emergência energética e, por isso, ativou a Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA). Veja no mapa que lhe trazemos as 320 bombas de emergência onde vai ser garantido o abastecimento.
É já depois de amanhã, segunda-feira, que começa mais uma greve dos motoristas de matérias perigosas. Está novamente previsto que os combustíveis esgotem nas bombas de gasolina e que seja muito complicado abastecer.
A greve dos motoristas parece ser inevitável
Apenas a ideia de a greve ser real já levou muitos milhares aos postos de abastecimento, onde o combustível já tem estado a ser escasso. Para dar resposta à escassez de combustível, está já em marcha o plano de emergência e ativada a REPA.
Nesses postos de combustível será garantido que os automobilistas vão poder abastecer os seus carros, até um máximo de 15 litros. Estes estão espalhados pelo país, com principal incidência no Algarve, onde a maioria da população está agora.
O mapa que o vai ajudar a encontrar combustível
No mapa acima podem consultar cada um destes 320 pontos de abastecimento. Assim, será possível fazer a gestão dos locais onde vai haver certeza de existir combustível. A REPA irá funcionar com 54 postos prioritários e 320 postos para utilizadores comuns. Estes últimos vão ter locais específicos para veículos prioritários.
As restantes bombas de combustível vão continuar a funcionar, enquanto conseguirem abastecer. Também aqui vão existir limitações, com o máximo fixado em 35 litros por carro.
Caso ainda não tenha abastecido o seu carro é importante que o faça nas próximas horas para estar preparado para esta greve. Claro que deve ao máximo evitar viagens desnecessárias, limitando assim os consumos.