Pplware

A Zon e a Optimus vão fundir-se

Os rumores surgiram no final de sexta feira. A Optimus e a Zon estavam a preparar uma fusão entre as duas empresas. Um comunicado enviado à CMVM, feito pela Sonacom deu conta de que o processo de fusão destas duas empresas está em curso.

Segundo esse mesmo comunicado será a Optimus a ser incorporada na Zon, passando estas duas empresas a prestar um serviço mais alargado de telecomunicações.

A fusão entre estas duas empresas vinha a ser preparada há já algum tempo e apenas agora foi chegado a um acordo entre ambas as partes sobre a possível forma dessa fusão. A Zon, detida na sua maioria pela empresária Angolana Isabel dos Santos irá incorporar a Optimus, detida pela Sonae.

Apesar de nenhuma das partes deter a totalidade das acções de ambas as empresas, detêm posições maioritárias que lhes permitem que a operação se realize.

A comunicação à CMVM foi feita na passada sexta feira através de um comunicado de 8 pontos onde é explicada a forma como esta incorporação será realizada e quais as parcelas que serão detidas por cada uma das partes.

A Sonaecom SGPS, S.A. (“Sonaecom”), a Kento Holding Limited e a Jadeium BV (actualmente em fase de alteração da denominação para Unitel International Holdings, BV), sendo estas duas últimas sociedades, detidas pela Eng. Isabel dos Santos, conjuntamente referidas como “Kento/Jadeium”), tornam público terem alcançado um acordo no sentido de promover junto das administrações da Zon Multimédia, SGPS, S.A., (“Zon”) e da Optimus SGPS, S.A. (“Optimus SGPS”) uma operação de fusão entre as duas empresas, por incorporação da Optimus SGPS na Zon.

Para cumprir esta fusão será criado um veiculo detido em partes iguais que reunirá uma parcela substancial da participação da Sonaecom na Optimus SGPS e a totalidade da participação da Kento/Jadeium na Zon, e que após a fusão passará a deter uma posição de controlo.

Do resultado desta fusão espera-se uma melhoria nos serviços prestados por ambas as empresas e um crescimento na oferta por parte destas.

O próprio mercado será melhorado pois as condições que forem oferecidas vão obrigar a concorrência a alterar as suas ofertas para competir com os novos produtos.

A Kento/Jadeium e a Sonaecom entendem que a fusão entre a Zon e a Optimus SGPS permitirá obter uma optimização de recursos significativa e uma maior eficiência e rendibilidade que servirão de alavanca para o reforço da capacidade de investimento da entidade resultante, seja em novos mercados (sobretudo em mercados emergentes) seja em novos produtos, com maior qualidade e competitividade e, bem assim, que a mesma corresponde ao cenário de consolidação do sector das telecomunicações português com maior potencial para intensificar os níveis de concorrência entre operadores, permitindo, designadamente, a criação e lançamento de ofertas integradas de serviços (quadruple-play: voz fixa, voz móvel, televisão e banda larga), com novas funcionalidades e a preços mais competitivos, tendo em conta a complementaridade das respectivas actividades e infraestruturas — as da Zon viradas, em particular, para segmento das comunicações fixas a nível nacional (televisão por subscrição e banda larga fixa), e as da Optimus para o segmento das comunicações móveis a nível nacional (voz e banda larga móvel) — conforme tem sido reconhecido, por diversos analistas e casas de investimento, e pelas próprias
administrações tanto da Sonaecom como da Zon.

Para já apenas existe o acordo entre as partes detentoras da Zon e da Optimus para esta fusão. É necessário agora que as direcções definam a forma final deste processo e quando ele será efectivado. Cabe ainda às entidades competentes autorizarem este processo e à Autoridade da Concorrência validar a sua viabilidade.

Para todos os este processo será vantajoso, não apenas para ambas as empresas mas também para os consumidores finais. As carteiras de serviços vão ficar enriquecidas de parte a parte e todos nós vamos poder, com certeza, ver as ofertas a serem melhoradas e o próprio mercado a reagir para que as possam acompanhar.

Comunicado Sonaecom

SONAECOM, S.G.P.S., S.A.

Sociedade Aberta

Sede: Lugar do Espido, Via Norte, Maia Pessoa Colectiva no 502 028 351 Matriculada na Conservatória de Registo Comercial da Maia sob o no 502 028 351

Capital Social Euro 366 246 868

COMUNICADO

1. A Sonaecom SGPS, S.A. (“Sonaecom”), a Kento Holding Limited e a Jadeium BV (actualmente em fase de alteração da denominação para Unitel International Holdings, BV), sendo estas duas últimas sociedades, detidas pela Eng. Isabel dos Santos, conjuntamente referidas como “Kento/Jadeium”), tornam público terem alcançado um acordo no sentido de promover junto das administrações da Zon Multimédia, SGPS, S.A., (“Zon”) e da Optimus SGPS, S.A. (“Optimus SGPS”) uma operação de fusão entre as duas empresas, por incorporação da Optimus SGPS na Zon.

2. Com vista à concretização da operação, a Sonaecom e a Kento/Jadeium solicitarão, respectivamente, às administrações da Optimus SGPS e da Zon que, em conjunto, apreciem a conveniência e oportunidade da mesma, à luz dos interesses de ambas as sociedades, e que, sendo positiva a avaliação por parte de ambas e havendo acordo quanto à relação de troca das participações sociais, submetam às assembleias gerais das respectivas sociedades o correspondente projecto de fusão.

3. A Sonaecom e a Kento/Jadeium acordaram ainda que considerariam como aceitável uma relação de troca baseada numa valorização da ZON correspondente a 150% da Optimus SGPS, sem prejuízo da disponibilidade para considerarem relação de troca diferente dessa que as administrações da Optimus SGPS e da Zon venham a considerar mais adequada.

4. Com a presente iniciativa a Sonaecom e a Kento/Jadeium não pretendem substituir-se aos órgãos competentes da Zon e da Optimus SGPS (administrações e assembleias gerais), antes procuram somente impulsionar um processo que, como é evidente, apenas se concretizará no caso de ser aprovado, e por essa via legitimado, pelos referidos órgãos, com as maiorias legalmente exigidas, e que ficará dependente das necessárias autorizações regulatórias, em particular da Autoridade da Concorrência.  5. Ainda neste âmbito e como condição para a mencionada actuação, a Sonaecom e a Kento/Jadeium acordaram na constituição de um veículo detido em partes iguais que, condicionadamente à concretização da fusão, reunirá uma parcela substancial da participação da primeira na Optimus SGPS e a totalidade da participação da Kento/Jadeium na Zon, e que, em caso de efectivação da fusão, e em resultado da mesma, passará a deter uma posição de controlo (em relação à qual será solicitada à CMVM a emissão de declaração de derrogação do dever de OPA), o que se reputa necessário à estabilidade da empresa, à melhor eficiência da sua gestão e à maximização das vantagens que esta operação poderá propiciar à empresa e todos os seus stakeholders.

6. A Zon lidera um grupo empresarial de telecomunicações e multimédia com negócios nas áreas de televisão por subscrição, banda larga e comunicações de voz, publicidade e produção de canais de televisão por subscrição, exibição e distribuição de cinema, distribuição de vídeo e direitos audiovisuais. Em particular, a Zon controla a 100% o capital social da ZON TV Cabo Portugal, S.A., operador de comunicações de rede fixa e prestador de serviços de comunicações móveis, que detém e explora uma rede de nova geração (RNG) com cobertura extensiva do território nacional e que oferece, em Portugal, a clientes residenciais e empresariais, uma grande diversidade de serviços de comunicações, nomeadamente ofertas comerciais de retalho de voz, dados e televisão.

7. Por sua vez, a Optimus SGPS controla a 100% o capital social da Optimus – Comunicações, S.A. (“Optimus”), que detém e explora uma rede de comunicações móveis GSM/UMTS/LTE com cobertura do território nacional, bem como uma rede de comunicações fixas, incluindo uma componente de transmissão e backbone e uma componente de acesso local, oferecendo a clientes residenciais e empresariais uma grande diversidade de serviços de comunicações móveis e fixas, incluindo ofertas comerciais de retalho de voz e dados, disponibilizando ainda serviços grossistas a outros operadores.

8. A Kento/Jadeium e a Sonaecom entendem que a fusão entre a Zon e a Optimus SGPS permitirá obter uma optimização de recursos significativa e uma maior eficiência e rendibilidade que servirão de alavanca para o reforço da capacidade de investimento da entidade resultante, seja em novos mercados (sobretudo em mercados emergentes) seja em novos produtos, com maior qualidade e competitividade e, bem assim, que a mesma corresponde ao cenário de consolidação do sector das telecomunicações português com maior potencial para intensificar os níveis de concorrência entre operadores, permitindo, designadamente, a criação e lançamento de ofertas integradas de serviços (quadruple-play: voz fixa, voz móvel, televisão e banda larga), com novas funcionalidades e a preços mais competitivos, tendo em conta a complementaridade das respectivas actividades e infra- estruturas — as da Zon viradas, em particular, para segmento das comunicações fixas a nível nacional (televisão por subscrição e banda larga fixa), e as da Optimus para o segmento das comunicações móveis a nível nacional (voz e banda larga móvel) — conforme tem sido reconhecido, por diversos analistas e casas de investimento, e pelas próprias administrações tanto da Sonaecom como da Zon.

Maia, 14 de dezembro de 2012


Homepage: Comunicado Soneacom à CMVM
Homepage: Optimus
Homepage: Zon

Exit mobile version