O Windows Phone é dos três sistemas operativos móveis aquele que mais tem procurado evoluir e chegar a novos utilizadores. Tudo tem passado por uma melhoria do sistema e pela criação de novas funcionalidades e novas características.
Com um universo de equipamentos reduzido, tem conseguido manter estes actualizados e com as mais recentes versões. Os números agora revelados mostram que esta realidade está a correr como o esperado.
Os valores de adopção das diferentes versões do Windows Phone mostram que a Microsoft tem conseguido fazer um excelente trabalho no que toca à actualização dos equipamentos para as novas versões.
Os dados apresentados são da AdDuplex e baseiam-se na informação que 5005 aplicações para Windows Phone, e que usam a SDK da AdDuplex, obtiveram dos utilizadores e dos equipamentos onde foram usadas.
Os número mostram que o Windows Phone 8.1 é já a versão mais usada e que, e aqui era um valor óbvio, é a gama Lumia a que mais está em utilização.
Neste momento são mais de 50% os equipamentos Windows Phone que correm a versão 8.1, sendo depois seguido pelo Windows Phone 8 com 33,5% e o Windows Phone 7 com 15,7%.
Para além da apresentação dos números relativos à adopção das diferentes versões do Windows Phone dentro do seu universo, a AdDuplex apresentou ainda uma lista detalhada da divisão dos diferentes equipamentos dentro deste universo.
As gamas médias são as que mais se destacam, com vários equipamentos a estarem colocados no topo da lista. E também clara o domínio dos equipamentos Lumia dentro desta distribuição, com as primeiros 19 lugares desta lista a pertencerem aos equipamentos.
Os claros vencedores são os Lumia, com o 521 a colocar-se numa posição de destaque com mais de 26% de mercado. Imediatamente abaixo posiciona-se o Lumia 625 com “apenas” 7,2%.
A AdDuplex juntou ainda uma informação muito interessante aos números que apresentou. Foram detectados quatro novos dispositivos, ainda sem estarem em comercialização, na vasta lista de equipamentos que constituíram o estudo:
- Microsoft/Nokia RM-1069, RM-1070, RM-1071 – Equipamentos de entrada de gama, com 4 polegadas e resolução de 480×800, visto maioritariamente na Ásia.
- Microsoft/Nokia RM-1072, RM-1075 – Equipamento de meio da tabela, com 5 polegadas e 720p, visto maioritariamente na Finlândia;
- Nokia RM-1078–480×854 – Sem informação disponível sobre ecrã e visto em exclusivo na rede Sprint, nos Estados Unidos
- Microsoft/Nokia RM-1062, RM-1063, RM-1064, RM-1065 – Um novo phatlet de 5.7 polegadas que não deve demorar a ser lançado, dada a sua disseminação. Foi detectado na Finlândia, Estados Unidos(AT&T) e em alguns países Asiáticos.
Os números que a AdDuplex mostrou revelam que a Microsoft tem conseguido manter os seus equipamentos actualizados para as mais recentes versões do seu sistema operativo, tendo aprendido com o fiasco que foi a mudança do Windows Phone 7 o Windows Phone 8.
É também clara a posição de domínio da família Lumia neste ecossistema e as vantagens efectivas que a Microsoft tem, agora que a domina e que gere os seus desenvolvimentos.