Certamente já se apercebeu que na hora de passarem os anúncios comerciais na TV o som aumenta! Tal situação não é um problema da sua TV mas sim algo que é aproveitado pelos operadores e distribuidores de sinal para tentar chamar à atenção dos telespectadores.
Mas tal vai acabar já em Junho segundo a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) que se tem preocupado com o incómodo gerado pela inconsistência dos níveis sonoros junto dos espectadores.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social aprovou, no passado dia 23 de Fevereiro de 2016, uma Diretiva sobre os parâmetros técnicos de avaliação da variação do volume sonoro na difusão de publicidade nas emissões televisivas.
Segundo a ERC, esta directiva visa normalizar a intensidade sonora nas emissões televisivas de forma a assegurar que os níveis de sensação auditiva confortáveis ao telespectador são respeitados, quer durante os intervalos publicitários, quer durante a restante programação.
Nos termos desta directiva, o nível de sensação de intensidade auditiva dos intervalos publicitários e de cada uma das mensagens que os integram, bem como dos demais programas que compõem a restante emissão televisiva, deve ser fixado em –23 LUFS.
Em programas nos quais o controlo exacto do nível de sensação de intensidade auditiva não seja possível, tais como emissões em directo, os desvios em relação a este valor não deverão, em geral, ultrapassar ± 1 LU.