O Surface Pro 3 é a mais recente arma da Microsoft no campo dos portáteis híbridos. Sendo um misto entre um computador de trabalho e um tablet, consegue dar aos utilizadores o melhor destes dois mundos. A portabilidade extrema aliada a uma verdadeira máquina de trabalho.
Os concorrentes óbvios deste equipamentos foram identificados no dia da sua apresentação, com o Macbook Air a ser o principal alvo.
Mas a Microsoft veio agora mostrar que esta guerra está à partida ganha e o Surface Pro 3 é uma máquina com melhores argumentos que o equipamento da Apple.
A forma como a Microsoft fez a comparação entre o Surface Pro 3 e o Macbook Air não é nova para quem acompanha esta empresa e a sua forma de fazer publicidade.
São muitos os casos conhecidos em que a Microsoft recorre à publicidade comparativa para mostrar os pontos mais relevantes dos seus equipamentos.
A própria linha Surface recorreu no passado recente a este tipo de comparação, tendo nessa altura um alvo diferente. O iPad foi na altura o dispositivo com que o Surface concorria e por isso foi a “vitima” escolhida.
A publicidade agora lançada assenta em 3 vídeos diferentes onde cada um realça as qualidades mais positivas do Surface e que na verdade representam pontos menos positivos no Macbook Air.
Assentes em estruturas de hardware com características similares, o Surface consegue sobressair ao dar aos utilizadores alguns elementos diferenciadores.
Cada um desses vídeos detalha e explora esses mesmos elementos, mostrando que, segundo a perspectiva da Microsoft o seu equipamento é superior.
Claro que esta perspectiva é direccionada para realçar o que o Surface tem e que o Air não tem, como o ecrã de toque, o teclado destacável, a caneta e outros elementos.
É aqui que a Microsoft consegue fazer valer a sua estratégia e que faz sobressair, de forma propositada o Surface Pro 3.
Independentemente da estratégia de marketing escolhida pela Microsoft, a chegada do Surface Pro 3 ao mercado vai abrir um novo foco de competição entre estas duas marcas e estes dois equipamentos em concreto.
Os argumentos do Surface são elevados e podem fazer muitos optar por esta solução, por ser assentes em plataformas mais conhecidas pelos utilizadores e também por ter argumentos que o Air ainda não oferece aos possíveis utilizadores.
Concordam com os argumentos que a Microsoft apresentou?