A guerra dos Browsers a nível planetário – Novembro/2011
Por Jorge Sousa para o PPLWARE.COM
"A guerra dos Browsers a nível planetário" continua e no passado mês de Novembro ocorreu um facto interessante: embora se tivesse mantido a lenta evolução do Browser da Google a nível global, o marco mais importante foi a ultrapassagem ao Firefox, tornando-se o 2º Browser mais utilizado no planeta.
Não me parece interessante referir todas as mudanças que aconteceram nos pequenos países, pois por o trânsito da Internet ser reduzido a utilização é muito instável, trocando continuamente os Browsers de posição.
Dou apenas um exemplo que me parece sintomático:
- No pequeno Kyrgyzstão o nº1 em Setembro era o IE, em Outubro o Opera e em Novembro o Chrome, aceitam-se apostas para Dezembro!...
As mudanças realmente importantes resumem-se em:
- O Chrome subiu ao 1º lugar no Brasil e o Firefox em França. É certo que se a situação em França ainda é muito periclitante, pois a vantagem é de apenas 0,29%. No Brasil aconteceu uma autêntica revolução pois em apenas 2 meses o Chrome subiu 8% e o IE perdeu quase 9%. São 150.000 internautas diários a mudarem o programa de acesso à rede.
- O Chrome 15 passou a ser a versão mais utilizada na Europa Ocidental, Portugal, Espanha, Itália, França, Reino Unido e Irlanda. É claro que o Internet Explorer continua a liderar, mas a política de actualizações automáticas da Google faz concentrar os utilizadores quase todos na versão mais recente, enquanto que nos outros Browsers se espalham pelas diferentes versões. Num pequeno inquérito feito nos meus amigos que utilizam o Chrome, praticamente ninguém sabia que versão utilizava, e afirmaram que se encontravam confortáveis perante a situação de terem sempre o Browser actualizado sem terem de se preocupar com isso.
- Em contra-ciclo estão os E.U.A., com o Internet Explorer a subir 5% à custa de todos os outros. Digo em contra-ciclo pois o crescimento baseou-se nos ultrapassados IE 8 e XP, ambos muito longe das respectivas versões actualizadas.
Para visualizar o mapa referente a Novembro/2011 com toda a informação clique na imagem abaixo.
Por último refiro o desaparecimento do Maxthon do mapa, pois perdeu o 3º lugar para o Firefox no seu país de origem, a China. É notória a dificuldade de penetração em qualquer país de programas que não sejam apoiados por um gigante da informática mundial.
Artigos relacionados:
Este artigo tem mais de um ano
Já estava na altura de mudarem e fazerem o Opera subir 🙂
O Opera não visualiza correctamente todas as páginas.
Para além de outros problemas que conheço, tivemos um aqui bem perto. No lançamento do 1º mapa há 2 meses, não se conseguia visualizar o mapa (gráfico vectorial)no Opera 11.51, versão estável na altura, e foi referido aqui nos comentários que era necessário baixar a versão alfa 12 para o conseguir fazer.
Na minha opinião os browsers mais fiáveis para o utilizador são o Chrome e o Firefox.
Não esqueça que por trás do Chrome têm uma super potencia que usa a sua força para que todos dancem conforme a sua musica.
Nao é o Opera que nao é compativel, sao os sites que sao feitos apenas para o firefox e chrome.
Robson, talvez os seus sejam feitos para esses browsers, os que eu faço seguem os critérios do W3C, e o Opera tem apresentado bugs incompreensíveis, que aliás estão grande parte corrigidos na última versão 11.60.
Comparando este mapa Com o mapa de Setembro, Vemos que o CHrome está a ganHar muito terreno.
CHROME 😀
Neste momento só utilizo o FF por causa do Firebug.
MAS O QUE RAIO É QUE AS PESSOAS VEEM DE BOM NO IE?? para mim chrome e firefox só e apenas
Não vêem nada…. só que 98% dos computadores no mundo vêem com ele já instalado….logo ainda se usa bastante…
“Brazil” é “Brasil”. Com “S”.
E já é assim há uns 100 anos.
Queira o senhor entendido em Português saber que os nomes estão em Inglês que é a língua do Stat Counter, donde são retirados os dados.
De qualquer maneira isso é que é o importante no artigo!
Podia haver um pouco de respeito pelo trabalho que estas coisas dão a fazer.
“O Chrome subiu ao 1º lugar no Brazil e o Firefox em França.”
Jorge Sousa, é assim que se escreve França em Inglês? Podia haver um pouco mais de respeito por quem apenas detecta e informa de um erro…
São erros desprezáveis em que nada influenciam a informação realmente importante no artigo, até porque logo de seguida está escrito da forma que preferes…
Um mapa destes não se cria “de um dia para o outro” e isso realmente é de louvar.
Terminem lá a discussão. “Brazil” está agora escrito na língua de Camões.
Hugo, claro, concordo contigo. Apenas não achei bem a atitude do colega Jorge… Acho que o Carlos quando falou, apenas quis informar de um erro e não criar alarido, mas pronto 🙂
Parabéns pelo site! Sou brasileiro e leio todos os dias esse site importante.
Vai Brasil! Vai Corinthians! Sport Club Corinthians Paulista!!!
Os States no seu melhor , tinham de estar em contra-ciclo são burros que nem uma porta , enfim !…
Eu uso os 2 , mas prefiro ainda o Firefox ao Chrome , mas confesso que nestas últimas versões o Chrome tem surpreendido pela velocidade e pelo novo Look , tem cada vez mais extensões e muito úteis , provavelmente a este ritmo vai canibalizar o Firefox , que não consegue encontrar uma forma de se tornar mais fluído , embora em Linux se porte muito bem o que é certo é que o Chrome em Linux tem melhorado a olhos vistos a sua performance .
Cumprimentos
Serva
O chrome esta muito bom mas não troco o opera por nada…
Para mim é o browser mais completo actualmente, so pelo Opera Link ja vale a pena…
+1 “i like”
Esta coisa da guerra dos browsers é numa altura destas um absurdo, todos os browseres nas versoes mais recentes estao com boa qualidade. Na minha opiniao tudo passa por uma opçao e o qual gostamos mais. Eu uso Chrome e estou muito satisfeito 🙂
Eu costumo fazer o seguinte:
Internet Explorer 9 quando sei que o utilizador é uma potencial vitima de phishing ou sites de scam. Nunca vi tanta eficacia a combater isso como o IE9
Chrome quando a pessoa é entusiasta, porque mais tarde ou mais cedo explora os plugins
Opera quando a pessoa se situa no meio do Chrome e IE9. Normalmente costumam simplesmente adorar o Speedial. Agora o Opera 11.60 ainda por cima melhorou imenso o suporte a javascript.
Firefox parou de se justificar. Muitos updates e depende do utilizador faze-los, pelo que por norma é ma escolha (ou cancelam ou ignoram).
Atenção, estes casos sao apenas para pessoas que nem sequer querem saber se é este ou aquele mas simplesmente navegar na internet. Para os geeks é que este tipo de coisas é que sao importantes xD
Concordo parcialmente com a tua análise.
Quem frequenta estes locais sabe perfeitamente qual o Browser que mais lhe interessa usar. O que é preciso discutir é qual o que se deve aconselhar às pessoas que são ignorantes nestas matérias.
De facto os muitos updates do Firefox vêm minar a sua fiabilidade pois se as pessoas não o actualizarem ficam com um Browser pouco seguro, pois foi a própria Firefox que já afirmou que não ia fazer actualizações de segurança a versões antigas.
Quanto ao IE e ao Opera têm o problema de não renderizarem correctamente o código das páginas.
Quais páginas é que não mostram corretamente?
O SharePoint 2007 não se dá lá muito bem com o Opera mas com o IE 9 basta por no modo de compatibilidade que fica tudo bem.
Creio que isso ficou praticamente arrumado com a saida ontem se não estou em erro do Opera 11.60, entre os quais um dos grandes problemas que tinha:
http://www.opera.com/docs/changelogs/windows/1160/
ECMAscript strict mode, HTML5 Parser, full support to CSS Gradients, Typed Arrays, CSS unit “rem”
Baixei a nova versão do Opera e reconheço que os problemas desapareceram.
Relativamente ao modo de compatibilidade do IE9, ficas a trabalhar em IE7 o que não é lá grande coisa, pois compatibilidade com html5 e css3 vão quase todas embora.
Estou a dar o meu beneficio da dúvida ao Opera. Em algumas coisas estou a gostar (melhorou bastante) mas é bem mais lento que o Chrome e não gosto nada como carrega a página. Na realidade esta sempre foi uma das coisas que detestei no opera
começo a dar o braço a torcer. Gosto muito, por exemplo, dos gestos com o rato: é algo fenomenal
Digam o que disserem o Firefox é o browser mais flexível e mais personalizável.
O Chrome é bom mas é para quem não usar plugins. A qualidade dos plugins para Firefox é incomparavelmente superior.
O Opera nem sempre é amigo de web developers e por isso encontram-se muitas páginas que o opera não renderiza bem.
O safari é um browser honesto, mas também faltam plugins de qualidade.
O IE é uma desgraça. Embora o IE9 já esteja mais amigo dos web developers ainda é uma verdadeira chatice pelo facto das três versões a suportar (IE7, 8 e 9) renderizarem as páginas cada um à sua maneira.
Boa noite ,
O Opera e o Linux não encontraram ainda o ponto certo , o que é uma pena , também gosto muito deste browser , vou experimentar a nova versão se é que está disponível para Linux e logo direi alguma coisa .
Cumprimentos
Serva
Boa noite já estou a testar de facto muitas actualizações foram feitas , de facto um grande salto qualitativo , pareceu-me um pouco mais lento que o Chrome e Firefox , mas em 2 páginas que me aparecia só o binário , agora já abrem bem , vou continuar a testar .
Cumprimentos
Serva
Já usei todos, mas neste momento, uso Safari em Mac e chrome no resto 🙂
Se tiverem o vicio de terem muitas janelas abertas, chegam a conclusão que o Opera é o único que aguenta com stress!