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A bateria do seu smartphone pode não ter 2 anos de garantia

Alguns fabricantes apenas dão 6 meses de garantia. Saiba quais são!

Apesar de não darmos muita importância à bateria na hora de adquirir um smartphone, este é sem dúvida um componente fundamental no funcionamento do dispositivo que frequentemente tem uma má utilização por parte do utilizador.

Tendo em conta que a bateria pode ser um “ponto fraco” dos dispositivos, alguns fabricantes equiparam a bateria a um consumível para evitar que beneficie da garantia de dois anos aplicada aos aparelhos.

De acordo com o estudo publicado recentemente pela Deco, alguns fabricantes tentam “manipular” o período de garantia equiparando esta a um consumível. A Deco investigou o desempenho de baterias de 15 smartphones e tablets através de ciclos de carga e descarga, para simular uma utilização de dois anos e verificar se estas mantinham a capacidade durante a garantia.

Dos 15 equipamentos testados, apenas um, o smartphone Samsung Galaxy S5, permite trocar a bateria, mas entretanto na versão que o vem substituir, o Galaxy S6, essa possibilidade já não está contemplada. Cada vez mais a bateria é parte integrante do aparelho e, se até está preparada para durar os dois anos que a lei exige, não vemos motivo para alguns fabricantes e comerciantes indicarem prazos inferiores ou condições de exceção para estes dispositivos.

A Deco confrontou as marcas e numa primeira fase, apenas a BQ, a LG e a Microsoft/Nokia responderam, dizendo conceder os dois anos. Já a Acer afirmou praticar um período de 12 meses e a Huawei e a Wiko de seis meses. A Apple, a Asus, a Samsung e a Sony não responderam a esta consulta inicial.

No entanto, as marcas que responderam que assumiam o compromisso legal dos dois anos afirmaram que a garantia não cobre, entre outros, defeitos por má utilização ou danos decorrentes de um curto-circuito. Preocupante é ainda a referência ao desgaste “normal”, também excluído.

Este estudo surgiu na sequência de denúncias deixadas por vários consumidores na página da associação na rede social Facebook.

Entretanto o Pplware contactou a Wiko que nos informou do seguinte:

“As baterias integradas dos Wiko (ou seja, todos as que só podem ser manipuladas por um técnico) têm uma garantia de dois anos. O que tem uma garantia de seis meses, são as baterias extraíveis, o que está de acordo com a lei vigente, que refere que os componentes perecíveis, como uma bateria extraível, apenas têm de ter uma garantia de 6 meses”

Via Deco

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