A Xiaomi tem estado a investir em novas áreas e em novos processos para crescer como empresa. As provas surgiram com o seu carro elétrico e agora tem uma nova aposta. Colocará em funcionamento a Xiaomi Smart Factory, uma fábrica de smartphones que funciona 24 horas por dia e sem pessoas.
A nova fábrica será uma “fábrica escura” que poderá funcionar 24 horas por dia e sem pessoas. Além disso, as máquinas da fábrica podem cooperar entre si. A fábrica também pode criar um ambiente livre de pó por si só, com remoção de pó ao nível do mícron.
A qualidade da produção da fábrica será controlada por máquinas inteligentes desenvolvidas pela própria Xiaomi. Espera-se que o processo de produção possa fabricar uma unidade de smartphone a cada segundo. Segundo o vídeo revelado no X, a fábrica inteligente é apenas um pequeno passo para a Xiaomi explorar o futuro.
The next-generation Xiaomi Smart Factory in Changping, Beijing is now in operation. We've invested RMB2.4 billion into this 81,000sqm facility, capable of producing 10 million flagship phones a year. This is also where the new Xiaomi MIX Fold 4 and MIX Flip will be manufactured.… pic.twitter.com/oPcjpGbFNf
— Lei Jun (@leijun) July 8, 2024
A Xiaomi terá investido 305 milhões de euros (2,4 mil milhões de yuans) no desenvolvimento do novo processo de produção. A nova fábrica em Changping ocupa uma área de construção de 81 mil metros quadrados. Segundo Lei Jun, esta fábrica de produção de smartphones de nova geração será localizada em Changping, Pequim, e em breve estará operacional.
Foi ainda certificada como uma “empresa nacional de referência em fabrico inteligente”, com uma capacidade de produção anual de 10 milhões de smartphones para a Xiaomi. Esta fábrica tratará da produção dos próximos smartphones dobráveis da marca, o Xiaomi MIX Fold 4 e o Xiaomi MIX Filp.
Let me know in the comments what you're most curious about this Xiaomi Smart Factory. pic.twitter.com/5TU5ts9aMS
— Lei Jun (@leijun) July 8, 2024
No entanto, a Xiaomi já utiliza a automação no seu processo de produção há algum tempo. A fábrica inteligente da Xiaomi em Yizhuang, Pequim, foi concluída e pronta para produção já em 2019. Segundo um relatório anterior, a produção de um dos primeiros dobráveis, o Xiaomi Mix Fold, foi totalmente gerida pela fábrica inteligente de primeira fase localizada em Yizhuang, Pequim.
Este é um passo importante para a Xiaomi, que assim cria mais uma unidade para a produção dos seus smartphones. Aprimorou os processos de fabrico e tornou-os praticamente autónomos, podendo trabalhar 24 horas por dia e sem pessoas, algo que irá certamente ser um marco.