Pplware

TOP 5 – Carros Eléctricos que marcaram o Ano de 2016

Este ano, que agora termina, viu o segmento automóvel considerar definitivamente a energia eléctrica como o futuro desta indústria. As marcas tradicionais começaram mesmo a mostrar os seus protótipos e conceitos para lançar no mercado carros eléctricos.

A Tesla lidera, sem dúvida, essa missão de retirar os combustíveis fósseis das vias de circulação. Mas há outras que também se destacaram. Vamos conhecer os 5 carros eléctricos que nos marcaram em 2016.

Esta nossa escolha tem por base o buzz que cada marca conseguiu criar no mercado. Contudo, poderá, como sempre, não ser a escolha de cada um de vós e, como tal, sintam-se à vontade para deixar o veículo ou o top que entendem ser da vossa preferência.

As escolhas gravitam no mercado onde existe efectivamente o produto à venda e no mercado dos concepts mais desenvolvidos.

 

1 – Tesla Model S P100D

O Model S P100D utiliza as tecnologias mais recentes em baterias para veículos cem por cento eléctricos. A bateria de 100 kWh permite-lhe oferecer ao condutor uma autonomia de 572 km a uma velocidade média de 100 km/h e com uma temperatura de 20ºC, isto com uma só carga (dados retirados da página oficial). Se considerarmos os dados estatísticos da NEDC, este modelo consegue uma autonomia de 613 km, sendo o primeiro veículo eléctrico a dobrar a barreira dos 600 km.

Características:

Bateria: 100 kWh
Autonomia: 613 Km (NEDC)
Velocidade dos 0 aos 100 Km/h: 2,7 segundos
Preço: 154 mil euros

Tesla Model S P100D

 

2 – Rimac Concept One

A Rimac, uma fabricante automóvel croata, é um dos casos que promete um super carro eléctrico, poderoso e desportivo… sem esquecer o luxo. Quando o conceito e o protótipo foi lançado para o mercado, o Rimac Concept One foi considerado um dos carros eléctricos mais rápidos do mundo.

Este modelo de super carro eléctrico tem 1088 cavalos, atinge os 355 km/h de velocidade máxima e necessita de apenas 2,6 segundos para ir dos 0 aos 100 Km/h. Este modelo possui ainda um binário de 1600 Nm disponíveis totalmente no arranque.

Características:

Bateria: 82 kWh
Autonomia: 330 Km
Velocidade dos 0 aos 100 Km/h: 2,6 segundos
Preço: 740 mil euros

Rimac Concept One

 

3 – Lucid Air

O Lucid é um veículo com linhas elegantes, baseado nos conceitos modernos de condução e usabilidade dentro do habitáculo. O sistema de propulsão reparte a força por dois motores, um no eixo traseiro e outro no frontal e, combinado, tem a capacidade de produzir uma potência de 1000 cv. Estes números levam-nos a imaginar prestações absolutamente estonteantes. Este bólide consegue ir dos 0 aos 100 em apenas 2,5 segundos.

Características:

Bateria: 130 kWh
Autonomia: 644 Km
Velocidade dos 0 aos 100 Km/h: 2,5 segundos
Preço: 100 mil euros

Lucid Air

 

4 – Porsche Mission E

A mítica marca de super carros, a Porsche, não podia deixar de se incluir no leque dos fabricantes que estão já a trabalhar no segmento dos carros eléctricos. Com um veículo ainda em formato conceito, mas um protótipo usável, a empresa apresentou o Porsche Mission E. Este estudo de concepção é, agora, a linha mestra que guiará a empresa alemã no futuro mercado dos eléctricos desportivos.

O Porsche Mission E tem um design que traz a herança do mítico 911, mas com todo o poder da criatividade futurista. A empresa equipou-o com um motor de 440 kWh que o leva dos 0 aos 100 Km em 3,5 segundos e a uma velocidade máxima de 250 km/h. O seu motor debita mais de 600 cavalos. A empresa está a trabalhar num conceito de luxo, bólide desportivo e um ícone para a nova etapa da produção. O trunfo deste carro face ao que a concorrência tem apresentado, segundo os seus responsáveis, é a capacidade de em 15 minutos ter a bateria carregada em cerca de 80% da sua capacidade.

Características:

Bateria: 80 kWh
Autonomia: 500 Km
Velocidade dos 0 aos 100 Km/h: 3,5 segundos
Preço: Será revelado em 2017

Porsche Mission E

 

5 – Mercedes Maybach 6

O Mercedes Maybach 6 destaca-se por ter vários motores eléctricos. No total este veículo tem quatro motores que garantem um rendimento conjunto de 750 cv. Isto significa que é possível levar esta máquina dos 0 aos 100 km/h em menos de 4 segundos!

A autonomia ronda os 500 quilómetros, sendo usadas baterias de 80 kWh de capacidade. Ao nível dos carregamentos há também inovação pois o Vision Mercedes-Maybach 6 pode ser recarregado em apenas cinco minutos. Neste tempo, é efectuado um carregamento até 350 kW, garantindo assim uma autonomia para viajar cerca de 100 Kms.

Características:

Bateria: 80 kWh
Autonomia: 500 Km
Velocidade dos 0 aos 100 Km/h: 4 segundos
Preço: 280 mil euros

Mercedes Maybach 6

 

Opinião…

Há muitos carros a povoar as estradas por este mundo fora. Pese o facto do lobby do petróleo ainda ser muito forte, a verdade é que é irreversível o processo de erradicação dos motores a combustíveis fósseis das estradas. Os carros eléctricos vieram para ficar e cada uma destas marcas quer carimbar o segmento com conceitos próprios e atrair para si um consumidor que se sente pronto para o futuro.

Desde o versátil Tesla Model S ao deus grego Mercedes Maybach 6, o que notamos é que o software dedicado, combinado com sensores de movimentos, com câmaras de vídeo, informações das vias de circulação, uma base de dados sobre todos os aspectos que ladeiam o veículo, assim como a articulação de tecnologias actuais, permitem ao veículo ter laivos claros de autonomia, dispensando por completo a acção do condutor. Meus senhores, bem vindos ao futuro do mundo automóvel.

Exit mobile version