Pplware

Samsung vai usar Tizen em todo o lado e não depender do Android

O Tizen é o sistema operativo da Samsung, lançado em 2012, que atualmente equipa vários equipamentos da marca sul-coreana, nomeadamente smartwatches, televisores, frigoríficos e alguns smartphones, sendo que a maioria destes vêm equipados com Android.

Com o objetivo de alargar ainda mais os horizontes do Tizen, a Samsung está a planear lançar novos equipamentos com o seu sistema operativo, especialmente na área da Internet of Things (IoT).


A ideia da da Samsung é alargar a presença do seu sistema operativo e assim potenciar a sua adoção e utilidade, garantindo a utilização destes por outros fabricantes. Para isso vai em breve lançar vários novos equipamentos, entre os quais estarão lâmpadas, termómetros e outros dispositivos ligados à área da domótica.

Esta decisão foi anunciada pelo Vice-Presidente da Samsung Electronics, Lee Hyo-keun, que afirmou “The Tizen will connect and control all devices in a home”.

A justificação para esta decisão por parte da companhia sul-coreana está relacionada com as royalties que terão de pagar à Google no caso de lançarem equipamentos IoT com Android, sendo assim mais vantajoso do ponto de vista económico e estratégico investir no Tizen nesta área em específico.

Este cenário tinha sido já colocado em prática quando a empresa coreana decidiu abandonar o Android Wear e focar-se no Tizen para equipar os seus smartwatches. A aposta pareceu acertada e hoje este é o seu único sistema operativo usado, estando até a alargá-lo aos smartphones.

A Samsung já tinha também declarado a sua intenção em apostar no Tizen para a IoT aquando do lançamento do Tizen 4.0, sendo que estas declarações do seu Vice-Presidente vieram reforçar essa decisão.

A Samsung entrará assim no mercado dos dispositivos baseados na IoT, uma área em clara expansão e que é atualmente dominada pela Google e pela Apple, e com uma previsão de crescimento cada vez maior.

Leia mais sobre o Tizen 4.0

Exit mobile version