A energia é o ponto fraco dos dispositivos electrónicos. O consumo é incremental mas as baterias têm acompanhado, de forma lenta, a evolução dos componentes e o aumento de funcionalidades que actualmente temos à disposição.
Agora, uma empresa britânica, a Intelligent Energy, reclama para si o mérito de ter desenvolvido uma bateria de hidrogénio que poderá alimentar um smartphone durante uma semana com uma só carga.
A empresa britânica de tecnologia apresentou um avanço significativo no que confere aos smartphones (entre outros componentes electrónicos) uma grande autonomia, algo sem paralelo. Segundo a Intelligent Energy, as suas baterias de células de hidrogénio poderão alimentar um smartphone durante uma semana só com uma carga.
iPhone com bateria que liberta vapor?
O protótipo apresentado recorreu a um iPhone 6 onde lhe foram instaladas duas unidades recarregáveis com a sua tecnologia patenteada. A tecnologia, como já se conhece há, pelo menos, 175 anos, produz energia quando se combina hidrogénio e oxigénio, produzindo somente pequenas quantidades de água e calor como resíduos.
Poderá o iPhone 7 vir equipado com estas baterias?
Acredita-se que a empresa estará a trabalhar em colaboração estreita com a Apple. A mesma empresa refere-se à sua tecnologia como sendo a única no mundo que incorpora um sistema de célula de combustível para o iPhone 6, sem qualquer alteração no tamanho ou forma do dispositivo.
As únicas diferenças cosméticas, em comparação com outros aparelhos, são as aberturas traseiras para que uma quantidade imperceptível de vapor de água possa escapar.
Os responsáveis da empresa acreditam que, pelo custo de alguns cêntimos, o negócio pode render mais de 400 mil milhões de euros por ano.
“Conseguimos fazer uma célula de combustível tão fina que pode ser ajustada ao chassis existente do iPhone, sem alterações e mantendo a bateria recarregável original”
…referiu o CEO da empresa Henri Winand.
Smartphones podem vir a ter uma nova porta
Nas células de combustível no protótipo do iPhone, o gás hidrogénio é abastecido através de uma tomada idêntica à porta jack de 3.5 mm que fora adaptada.
Sabe-se que, para o lançamento comercial, a empresa está a desenvolver uma invólucro descartável que será acoplado ao smartphone via a abertura na parte inferior dos smartphones. Este invólucro contém uma solução de hidrogénio que fornecerá energia suficiente para uma semana de utilização.
O que diz a Apple sobre o assunto?
Há rumores que dão conta de uma proximidade já comercial entre a Intelligent Energy e a Apple, para desenvolver uma nova bateria para os iPhones, contudo esta informação não recebeu eco de nenhuma das empresas.