Já se conhecia a intenção da Mercedes em atacar o mercado dos elétricos. Várias propostas estavam já em prova de conceito e era uma questão de tempo até a marca colocar cá fora algo que faça frente à hegemonia da Tesla.
A Mercedes-Benz está prestes a revelar o seu primeiro veículo elétrico construído do zero para um segmento onde a marca pretende apostar já a partir deste ano. Vem aí o EQC.
A empresa alemã revelou hoje um teaser que deixa perceber com que linhas se está a preparar a posta da Mercedes para o mercado dos elétricos. O SUV EQC é uma aposta que nasceu do zero, foi feita de raíz para abraçar as emissões zero nas estradas do planeta.
Mercedes persegue já o mercado dos VE
A fabricante automóvel já havia sido “descoberta” a fazer testes à viatura no passado mês, e já com menos informação camuflada. Afinal, esta prova de conceito tem já dois anos.
Na semana passada, a Mercedes-Benz anunciou que a inauguração acontecerá no dia 4 de setembro e começou a provocar o mercado com imagens do veículo. Primeiro com imagens do exterior, depois do interior e agora revela um pouco mais:
Estas imagens promocionais, que levantam apenas um pouco o véu são importantes para “marcar o lugar” e deixar o consumidor atento ao que será revelado. Uma estratégia muito usada no mundo da tecnologia e que cada vez invade todos os segmentos. Afinal os veículos elétricos são cada vez menos mecânicos e mais eletrónicos.
Características:
Baseado no conceito de veículo, a Mercedes-Benz referiu anteriormente que o EQC virá equipado com uma bateria de 70 kWh para uma autonomia de ‘até 500 quilómetros’.
Na época, baseava-se no padrão NEDC e seria esperado que a autonomia do mundo real ou a autonomia com classificação EPA fosse significativamente menor – cerca de 250 milhas (perto de 400 quilómetros). A gama deve ser competitiva com os vários outros SUVs de luxo totalmente elétricos que estarão a chegar ao mercado nos próximos anos.
Quanto à potência, a Mercedes diz que o EQC está equipado com dois motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro para uma potência total de até 300 kW. A empresa afirma que será capaz de acelerar de 0 a 100 km / h (0 a 62 mph) em menos de cinco segundos.
Estas especificações provavelmente serão atualizadas na próxima semana com o lançamento da versão de produção. Claro que mesmo que a Mercedes apresente o SUV elétrico EQC na próxima semana, o veículo não deverá chegar ao mercado até ao próximo ano.
Siga em direto a apresentação deste VE da Mercedes 17:30 GMT: