Pplware

LoRaWAN: ISEL/FIT ajuda a bater recorde de distância

LoRaWAN é o nome dado ao protocolo que define a arquitetura do sistema bem como os parâmetros de comunicação usando a tecnologia LoRa. O protocolo LoRaWAN implementa os detalhes de funcionamento, segurança, qualidade do serviço, ajustes de potência visando maximizar a duração da bateria dos módulos e os tipos de aplicações tanto do lado do módulo quanto do servidor.

Recentemente, foi batido o recorde de distância usando o protocolo LoRaWAN… e teve a contribuição do ISEL/FIT.


O ISEL/FIT ajudou a bater o recorde de distância máxima usando o protocolo LoRaWAN e a rede The Things Network na qual o ISEL tem dois gateways instalados, um no ISEL e outro nas Torres das Amoreiras.

O gateway instalado na Torre das Amoreiras recebeu com sucesso uma comunicação de um balão metrológico lançado de Saragoça (Espanha), a uma distância de 741km, tudo isto com uma potência de transmissão apenas de 25mW.

Para a transmissão foi usada a banda livre ISM (Industrial, Wcientific and Medical) 868MHz. Para verem o mapa interativo basta que acedam aqui

The Things Network – Rede para IoT que não usa 3G/4G nem Wi-Fi

A The Things Network é uma plataforma aberta com o objetivo de criar uma rede direcionada para o segmento do IoT.

Apesar do protocolo Wi-Fi ser usado na maioria dos dispositivos da Internet of Things, a The Things Network usa um protocolo designado de LoRaWAN (tecnologia criada e mantida pela LoRa Alliance) que permite que os dispositivos “comuniquem” entre si e com a Internet sem que tenham suporte para redes 3G/4G ou Wi-Fi.

A The Things Network foi das primeiras redes a usar esta nova tecnologia de longo alcance (na ordem dos 10 km) e de baixo consumo energético. 

Comunidades em Portugal

Na The Things Network é possível criar comunidades, registar Gateways e dispositivos. Para verem as comunidades existentes em Portugal, podem aceder aqui. À data da escrita deste artigo, a The Things Network tem:

Saber mais aqui.

Leia também…

Exit mobile version