O Kinect veio abrir um caminho que até a altura do seu lançamento não estava trilhado. A possibilidade de interagirmos com as nossas consolas através de uma câmera que lia os movimentos dos jogadores e reconhecia os comandos era algo até à altura algo que ainda não estava desenvolvido de forma perfeita.
Os desenvolvimentos que este periférico tem sofrido têm tornado-o muito mais que um simples acessório das consolas da Microsoft e têm-no colocado no centro de ideias e conceitos que o ultrapassam e elevam.
A mais recente utilização do Kinetc, apresentada pela Microsoft Research, transforma o Kinect num tradutor de língua gestual, em tempo real.
O Kinect é já uma peça fundamental das consolas da Microsoft, em especial da Xbox One, onde passa a ser um periférico essencial, não apenas para os jogos, mas também para controlar a própria consola.
Mas o Kinect tem sido usado em muitos outros conceitos e outros propósitos, bem longe da sua origem e na vertente de jogos.
A muito falada chegada do Kinect para o Windows, onde se espera que possa revolucionar a forma como interagimos com os computadores, irá ser algo de muito significativo e onde outros têm tentado chegar já.
A vantagem da Microsoft neste campo está na experiência que tem já com este tipo de tecnologias e com o que tem conseguido tirar do Kinect, fora do seu propósito original.
O que agora foi apresentado pela Microsoft Research vem mostrar a versatilidade e as capacidades do Kinect. A Microsoft Research Asia tem em mãos, e já muito funcional, um projecto – Kinect Sign Language Translator – que permite que seja feita tradução em tempo real de língua gestual.
Esta tradução funciona entre idiomas diferentes de língua gestual e entre a língua gestual e a falada. Pode ser usado para permitir a conversação entre duas pessoas com problemas auditivos ou uma pessoa que fale normalmente qualquer idioma e uma pessoa com problemas auditivos.
Este protótipo está já funcional, como se pode ver pelo vídeo abaixo e as aplicações deste são diversas, desde a simples comunicação entre duas pessoas até a ferramentas de apoio em quiosque ou outros postos de informação.
Este tipo de aplicações começam a ser frequentes com a utilização do Kinect e mostra que as suas potencialidades vão muito para além da sua utilização no mundo dos jogos e da diversão.
A sua presença na Xbox One e as funções que aí vai ter mostram já que a Microsoft pretendem tirar muito mais deste simples periférico, quer seja nestes contexto ou noutros onde ainda não foi testada.