As políticas de Trump têm vindo a ser criticadas por todo o mundo. O governo de Trump concedeu isenções tarifárias para uma série de produtos eletrónicos importados. No que diz respeito aos semicondutores… será “sol de pouca dura”!
Vem aí uma tarifa específica para o setor dos semicondutores
Apesar das isenções, o Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, afirmou que recentemente que são temporárias. Em entrevista à ABC News, Lutnick referiu que, dentro de um a dois meses, será implementada uma tarifa específica para o setor dos semicondutores.
O objetivo é reduzir a dependência dos EUA em relação à China para produtos considerados essenciais, como medicamentos e semicondutores.
De referir que a China respondeu às isenções definindo-as como um “pequeno passo” e instou os EUA a eliminarem completamente as tarifas recíprocas, classificando-as como medidas unilaterais prejudiciais ao comércio global. Atualmente, a maioria dos produtos chineses ainda está dependente de uma tarifa geral de 145% para entrar nos Estados Unidos.
Segundo os analistas, há vários alertas! Embora as isenções permitam um alívio temporário, a introdução de tarifas específicas para semicondutores poderá impactar negativamente o setor tecnológico global. Empresas com cadeias de produção integradas globalmente podem enfrentar desafios logísticos e financeiros adicionais.