Claro que está a ler correctamente. Estamos a falar de uma cadeira que se “estaciona” sozinha para deixar o escritório completamente arrumado, o projecto chama-se Intelligent Parking Chair.
Se o foco desta tecnologia (o estacionar sozinho) está virado para os automóveis, a Nissan acha que nas cadeiras é que a tecnologia vai fazer sucesso. Veja como esta maravilha acontece!
A empresa japonesa Nissan quer que o escritório, a sala de reuniões ou até mesmo a sala de aulas estejam sempre aprumadas com as cadeiras devidamente arrumadas. Para isso desenvolveu uma cadeira que se auto-estaciona.
Palmas para a Intelligent Parking Chair
Com um único aplauso, estes móveis futuristas automaticamente dobram-se para trás e colocam-se nas suas posições legítimas, mantendo assim o escritório ou sala de reuniões mais arrumado. E, claro, também é divertido ver as cadeiras, como por magia ou bruxaria, dançarem até ao lugar de estacionamento, na sua posição na mesa.
O vídeo que verá a seguir pode parecer realmente estranho, sim, é óbvio que vem do Japão, mas é a demonstração das cadeiras Nissan inspiradas num modelo de cadeiras da marca Okamura.
Como funciona o sistema das Parking Chair?
Tecnologicamente inspiradas nos veículos da Nissan, estas cadeiras recorrem a 4 câmaras que verificam a posição dos objectos para se desviar de obstáculos e encontrar o seu lugar. Depois têm sensores que permitem detectar a proximidade e ainda podem ser controladas, simultaneamente, via Wi-Fi.
Não espere por estas cadeiras tão cedo no mercado e não tenha ilusões que, quando chegarem, terão um preço aceitável, até porque mesmo parecendo simples, a tecnologia envolvida faz destes “bancos tecnológicos” uma peça de arte moderna.