Pplware

HeartGuide: primeiro smartwatch aprovado para medir a pressão arterial

Os smartwatch encontraram o motivo certo para se tornarem imprescindíveis na vida das pessoas e justificar mais um investimento em tecnologia: monitorizar a saúde.

A Apple tem sido uma das mais fortes impulsionadoras neste campo, lançou mesmo o Apple Watch Serie 4 com a capacidade de executar um ECG. A Omron foi noutra direção e lançou o HeartGuide, que permite ao utilizador medir pressão arterial.


A Apple é certamente a empresa que mais investe neste dispositivo com o segmento bem vincado. Desde o primeiro dia, em que foi apresentado, o Apple Watch deixou claro ao que vinha.

Com o lançamento da Serie 4, o Apple watch trouxe o ECG e deu mais um passo na integração de tecnologias dedicadas à saúde num relógio.

 

Leitura do ritmo cardíaco, ECG e agora Tensão Arterial

Os relógios inteligentes verificam a frequência cardíaca, mas não fazem leituras da pressão arterial. É por este motivo que o HeartGuide, o relógio da Omron, foi apresentado ano passado na CES e agora já pode ser encomendado.

A FDA, Food and Drug Administration, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, concedeu a autorização para que o HeartGuide possa ser vendido com a capacidade de medir a tensão arterial do utilizador.

O smartwatch está disponível para pré-venda agora, com envio a partir do dia 8 de janeiro. Custa 499 dólares, valor elevado face a outros dispositivos que fazem a leitura da pressão arterial.

O HeartGuide, no entanto, tem recursos completos de observação de atividades físicas, incluindo contagem de passos, monitorização do sono e atividade, além de receber notificações por telefone.

 

Características:

A tecnologia empregue não difere muito dos dispositivos tradicionais de monitorização, apenas tudo foi levado à escala nano para que possa caber no relógio.

A bracelete tem, na parte interna, pequenas bolsas que são cheias com ar durante a medição.

Essa bolsas fazem a pressão para que o relógio, através dos sensores, consiga detetar a pressão sistólica e diastólica (pressão arterial “máxima e mínima”), bastando para isso que o utilizador descontraia e posicione a sua mão à altura do coração durante o processo. Demora apenas 30 segundos a leitura.

O aspeto da interface é simples de perceber, traz informação em boa dimensão e pode ser sincronizado com sistema operativo Android e iOS.

HeartGuide

Exit mobile version