Pplware

Gimball – Drone dentro de uma gaiola que chega a locais incríveis

Os drones, quadricópteros ou o que lhes queiram chamar, são dispositivos voadores incríveis sobre vários pontos de vista. Razão pela qual estão a ser usados para primeiros socorros, para vigilância, para pura diversão e até para fazer filmes pornográficos. É verdade, há um mundo ainda por explorar de possibilidades destes objectos voadores.

Uma das mais recentes inovações foi colocar um drone dentro de uma gaiola. Assim, esta “invenção” irá levá-lo a explorar locais onde nunca ninguém lá conseguiu entrar… e as imagens são incríveis!

O mercado dos quadricópteros está a florescer e será a grande moda deste ano. Prova disso é a oferta cada vez maior e as novidades que estão a ser apresentadas.

Sensores, tecnologias de ponta, construções resistentes e programação cada vez mais apurada, fazem dos drones óptimos objectos de investigação pela sua capacidade de voar, captar imagens, velocidade de movimentação e vários outros argumentos compilados num investimento relativamente baixo.

 

Gimball – O drone explorador

Gimball é um projecto criado pela empresa Flyability, uma startup sediada na Suíça e que teve a parceria da empresa Zermatt Glacier, uma equipa de resgate de montanha que opera nos Alpes Suíços.

O conceito foi muito bem pensado, já que este dispositivo voador poderia ser equipado com uma estrutura de protecção e que fosse usado para trabalhos de resgate na montanha onde o acesso é limitado e muito perigoso.

O drone levou a sua câmara HD e um poderoso sistema de iluminação para o fundo de gelo e voltou para fora inteiro com vídeo para provar o seu sucesso.

 

Mas o que tem de especial o Gimball?

Na prática, o mercado já conhece este tipo de drones que estão colocados dentro de uma gaiola de protecção, este de facto não é pioneiro. Contudo o Gimball é o primeiro e único a apresentar uma protecção com rotação dissociada do próprio robô.

Isto significa que quando a gaiola choca contra algum obstáculo (como uma parede de gelo maciça), a força do impacto é absorvida pela gaiola e traduzida em energia de rotação. Assim, o drone no interior permanece estável e continua a viajar sem perturbação de maior na sua actividade.

 

Este resultado permite que o drone possa ser largado em praticamente qualquer sítio, dentro de casa, num exploração mineira, nos esgotos para verificação estrutural, dentro de um autocarro para filmar a festa dos amigos ou até dentro de um prédio desmoronado para tentar resgatar vítimas presas debaixo dos escombros. Este equipamento pode ser aperfeiçoado e mesmo os pilotos podem receber treino para poderem ter uma ferramenta de trabalho única.

Spetrum

Exit mobile version