Várias marcas têm, nos últimos tempos, feito grandes investimentos no desenvolvimento de sistemas de condução autónoma.
Mas estará esta tecnologia a ficar mais popular entre a população?
O mercado automóvel tem, nos últimos anos, observado uma grande evolução, estando agora a caminhar para a generalização dos sistemas de condução autónoma. Esta é ainda uma tecnologia em estado prematuro, mas que já várias marcas têm em desenvolvimento, ou mesmo em utilização.
Embora a condução autónoma esteja a melhorar de dia para dia, nos últimos tempos temos assistido a um crescendo número de notícias de acidentes onde alguns destes veículos estão inseridos, algo que tem preocupado a população, em geral.
Acidentes com carros autónomos afetam confiança nesta tecnologia
Os Estados Unidos são o palco ideal para muitas marcas testarem e melhorarem as suas tecnologias de condução autónoma, havendo locais onde a circulação deste tipo de veículos é permitida.
A população americana desde cedo se mostrou aberta à inserção desta nova tecnologia, no entanto, os recentes acidentes têm piorado a confiança nesta inovação.
Segundo um estudo da Associação Automobilística Americana (AAA) no início de abril, comparado com o ano anterior a confiança dos utilizadores nos carros autónomos tem diminuído, com foco especial no público mais novo.
Analisando os dados, 71% dos “baby boomer” (nascidos entre 1950 e 1960) afirma que não utilizaria esta funcionalidade, enquanto 68% da “geração X” (nascidos entre 1961 e 1981) também segue a mesma decisão. Por fim, 64% dos “Millenials” (nascidos após 1980) afirma que não confiam nesta tecnologia, tendo aumentado face aos 49% em 2017.
Além do receio de circular dentro de um carro sem condutor, 63% dos inquiridos revelam que têm também medo de andar na rua sabendo que estes veículos circulam nas mesmas ruas.
Com os recentes acidentes, várias são as pessoas que têm mudado a sua opinião e passado a recear a circulação destes veículos pela estrada. Embora nem sempre corram bem, estes testes procuram melhorar o sistema, otimizando-o e preparando-o para a expansão para o mercado global.