O computador quântico, tal como a mecânica quântica há cerca de um século, tem a capacidade para mudar completamente a ciência da computação. Os avanços estão a ser feitos rapidamente, sendo que a Google aparenta estar na linha da frente neste segmento.
Um artigo de um investigador da Google, eliminado pouco após a publicação, dá a conhecer os desenvolvimentos da gigante tecnológica neste segmento… E os desenvolvimentos são surpreendentes!
O termo ‘quântico’ está muitas vezes associado a teorias alternativas e que não seguem propriamente o método científico. No entanto, a mecânica quântica foi uma descoberta que mudou completamente o paradigma e a realidade da Física. Ainda hoje em dia são vários os cientistas que estudam esta temática, em todo o mundo!
A computação quântica deriva das descobertas da mecânica quântica e esta promete igualmente mudar os computadores. As possibilidades são quase infinitas e há já várias empresas – para além das universidades e centros de investigação – a investigar esta nova tecnologia.
Na linha da frente parece estar a Google. A gigante dos motores de pesquisa conseguiu, segundo um artigo científico, resolver um problema extraordinário recorrendo ao seu computador quântico. O mais surpreendente é que este problema era impossível de resolver num computador binário normal.
Esta informação foi adiantada pelo Financial Times, que teve acesso a este artigo. Nesse artigo foi abordado um problema que é impossível de ser resolvido pelo computadores clássicos atuais, mesmo pelo supercomputadores! Contudo, o computador quântico foi capaz de o resolver!
Demorando apenas 3 minutos e 2 segundos para realizar a operação, a máquina quântica da Google destaca-se pela velocidade com que o faz. Para efeitos de comparação, o computador clássico mais avançado do momento – denominado Summit – demoraria 10.000 anos para alcançar tal feito.
Os investigadores da Google afirmam assim que alcançaram a “supremacia quântica”, por conseguirem realizar processos no seu computador quântico que são impossíveis de realizar no mais avançado computador clássico da atualidade.
Essa aceleração dramática em relação a todos os algoritmos clássicos conhecidos fornece uma realização experimental da supremacia quântica numa tarefa computacional e anuncia o advento de um paradigma computacional há muito esperado. Para nosso conhecimento, esta experiência marca a primeira operação computacional que só pode ser realizada recorrendo a um processador quântico.
Este marco alcançado pela gigante tecnológica demonstra o seu investimento nesta área. A equipa de investigadores da Google está muito satisfeita com os resultados conseguidos e espera alcançar mais. Segundo eles, estamos perante um novo paradigma que irá revolucionar a ciência da computação. Para além disso, a computação quântica deverá evoluir a um nível avassalador, ultrapassando o dobro da escala exponencial da Lei de Moore.
O impacto deste marco ultrapassa a ciência da computação. Os computadores quânticos têm o potencial necessário para mudar outras áreas do saber. Apesar de ser um conceito complexo de entender, pode ficar a conhecer mais esta tecnologia ao clicar no artigo abaixo.