A Boston Dynamics já mostrou muito do potencial do Spot, o seu robô autónomo quadrúpede. Já vimos que é útil nos hospitais para ajudar na pandemia da COVID-19, já percebemos que pode ser um “cão de guarda” em espaços exteriores, mas ainda não conhecíamos esta faceta de pastoreio. Conforme iremos ver em vídeo, o cão robô da Boston Dynamics agora anda pelos campos da Nova Zelândia, é pastor de ovelhas.
Os cães que se ponham atentos, um “primo” robótico metálico poderá ficar com algumas das suas tarefas!
Spot agora é um robô pastor na Nova Zelândia
Na semana passada, a empresa de software neozelandesa Rocos anunciou uma parceria com a Boston Dynamics. Assim, de agora em diante, estas duas empresas querem dar uma nova profissão ao mais famoso robô de 4 patas, o Spot.
A Rocos é especializada no desenvolvimento de software para operação remota de robôs. Nesse sentido, com vista a resolver um problema, a empresa referiu que a sua plataforma cloud conseguiria colocar o Spot – o tal que é ágil o suficiente para atravessar terrenos acidentados e forte o suficiente para puxar um camião como um trenó – a fazer o trabalho de humanos. Isto, porque, devido à COVID-19, está a faltar muita mão de obra. E neste caso, não havendo quem tome conta dos animais de pastoreio, toda uma indústria é afetada.
Equipado com cargas úteis como calor, LiDAR, gás, câmaras com sensores de alta resolução, o Spot navega em ambientes robustos para captar dados em tempo real. Na agricultura, os produtores podem aceder a informações como estimativas de rendimento mais precisas e actualizadas. Isto permite o acesso a uma nova categoria de automação e a um negócio mais seguro e eficiente.
Explicou a empresa no seu blog.
Conforme podemos ver no vídeo, nas filmagens de acompanhamento são visíveis os trotes de caça sobre colinas verdejantes, o pastoreio a um rebanho de ovelhas, como se fosse um cão pastor como os demais.
COVID-19 pode de facto ter aberto muitas portas ao Spot
Por várias vezes dissemos que a pandemia poderia estar a abrir muitas oportunidades ao robôs. Com ações de substituição do humano ou de entreajuda, temos percebido que o Spot está a ganhar terreno.
As provas são muitas e, neste vídeo, por muito divertido que seja, o que está efetivamente em causa é mais uma prova de conceito, eficaz. Isto é, a Rocos e a Boston Dynamics parecem orientadas para complementar, em vez de suplantar completamente, os cães pastor tradicionais.
Curiosamente, durante os primeiros testes, a Rocos referiu que a equipa da Boston Dynamics foi capaz de navegar em terrenos desconhecidos na Nova Zelândia, tudo a partir do conforto do seu escritório nos Estados Unidos.
Portanto, este é o mais recente exemplo de como a tecnologia robótica pode estar a ajudar no meio da sociedade, em ambiente hospitalar, pelos campos na agricultura, pastoreio e vigia, além de ter a vantagem de acrescentar outros cenários à sua ação.