Pplware

Calico – O Google e a promessa de vida eterna

A Google está já a pensar muito para lá desta vida, um plano ambicioso que concentra esforços e desafios em torno do envelhecimento humano, onde as respostas para as doenças são uma prioridade.

Pela mão de Larry Page, fundador da Google, foi anunciado na passada quarta-feira o projecto que pretende estender a vida humana. Chamaram-lhe Calico.

O Google + foi o local escolhido por Larry Page, cofundador e CEO do Google, para anunciar publicamente o projecto. Além da informação sobre os objectivos do projecto, ficou também a saber-se quem foi o escolhido para liderar este projecto. Art Levinson, ex-CEO da Genetech, empresa de biotecnologia e membro do conselho da Apple, será o responsável por levar a Calico ao sucesso.

Segundo palavras de Levison:

“Dediquei grande parte da minha vida à ciência e a tecnologia, sempre com o objectivo de melhorar a vida das pessoas e estou muito animado com o que vamos fazer aqui”

Este projecto ainda não está claro, nem mesmo com as poucas notas oficiais deixadas para a imprensa. Ainda não foram dadas a conhecer quais as áreas da saúde que serão abrangidas pela Calico, nem mesmo quais a ambições que poderão estar na mira desta tão promissora obra.

A acrescentar a estas poucas palavras estão as declarações de jornalistas como Harry McCracken e Lev Grossman, da revista Time:

“Por outras palavras, a empresa por trás do YouTube e do Google+ está a preparar-se para tentar seriamente estender a vida humana”

A Time publicou na semana passada uma entrevista exclusiva com Larry Page sobre este tema e apelidou de “corajosa” a iniciativa que está por trás do conceito Calico. “Será que as pessoas estão concentradas nas questões certas?”, perguntou o CEO do Google. “Uma das coisas que achava incrível seria encontrar a cura para o cancro, que poderia acrescentar até três anos à expectativa de vida de uma pessoa”.

Poderá a Google solucionar a morte?

“Quando pensamos em curar o cancro, imaginamos uma coisa enorme e que irá mudar o mundo. Mas quando se dá um passo para trás e se avalia isto, percebe que existem casos trágicos de cancro e que são muito tristes. Mas, no todo, esta cura não será um avanço tão grande quanto esperamos”, frisou Page à revista.

Levinson continuará a ser o presidente dos conselhos da Apple e Genentech. “Para muitos dos nossos amigos e familiares, a vida foi interrompida ou a sua qualidade esteve em falta muitas vezes”, disse num comunicado o CEO da Apple, Tim Cook.

“Art is one of the crazy ones who thinks it doesn’t have to be this way.”

O anúncio marcou um momento público incomum de colaboração entre a Google e a Apple, que já estiveram tão próximos, mas que se distanciaram tanto com a implacável perseguição no mercado da computação móvel.

Exit mobile version