Já chegou o Bluetooth 5.1 e traz localização com precisão muito mais detalhada
O Bluetooth é hoje uma realidade em todos os dispositivos móveis e também em muito mais equipamentos. A sua utilidade é mais que reconhecida, mesmo com todas as limitações que ainda apresenta.
Este tem vindo a ser melhorado ao longo dos anos e agora chegou o Bluetooth 5.1, que traz melhorias substanciais ao nível da precisão dos equipamentos e dos utilizadores.
A maioria das utilizações que damos hoje ao Bluetooth focam-se na transmissão de informação direta, tipicamente multimédia. Mas o Bluetooth permite muito mais e está focado na transmissão de informação e até na localização dos utilizadores em tempo real.
Chegou o Bluetooth 5.1 com melhor localização
É precisamente isto que o Bluetooth 5.1 quer trazer, apostando na melhoria da precisão da localização. Irá permitir usar serviços com mais detalhe e consequentemente, uma maior informação a ser passada aos utilizadores.
Esta versão traz precisão refinada
A somar a isso, esta nova versão, vai também ter a capacidade de determinar a direção de deslocação. Com esta informação, igualmente associada à melhor localização, poderá encaminhar os utilizadores para sítios específicos, guiando-os.
Este sistema de posicionamento utiliza o Bluetooth para determinar a localização física do aparelho. Inclui ainda Sistemas de Localização em Tempo Real (RTLS) para localização em grandes distâncias e Sistemas de Posicionamento Interno (IPS) para utilizar em áreas de baixa cobertura.
O Bluetooth 5.1 já pode ser testado e implementado
Esta nova versão do Bluetooth foi agora apresentada pelo Bluetooth SIG, a entidade que regula e define estes padrões. Soube-se também que esta novidade está já disponível para ser testada e posteriormente implementada nos equipamentos.
Com estas capacidades adicionais, o Bluetooth vem ganhar uma nova vida e novas áreas de atuação. Vai assim ser usado em ambientes fechados e apoiar o GPS na localização detalhada dos utilizadores. Com esta informação tudo um novo mundo de informação focada pode ser transmitida.
Este artigo tem mais de um ano
Não entendi nada de nada, alguém pode explicar? Afinal vai usar o GPS ou auxilar o GPS? Essa localização vai basear em quê, satélites?
Não entendi nada de nada, alguém pode explicar? Afinal vai usar o GPS ou auxilar o GPS? Essa localização vai basear em quê, satélites?