Pplware

Blackphone: O telefone seguro está disponível para encomenda

As questões associadas às escutas e recolha de informação que a NSA fez, vieram despertar os utilizadores da Internet e de outros serviços para a fragilidade com que os seus dados são guardados e transmitidos. Ficou claro que as questões de privacidade, que todos tínhamos como garantida, afinal estão presentes e que podem facilmente ser ultrapassadas.

Estes problemas e esta consciencialização vieram criar a necessidade para equipamentos mais seguros e mais capazes de nos garantir o anonimato.

É neste espaço que o Blackphone surge. Este smartphone foi finalmente apresentado publicamente, no WMC, e está agora disponível para pré-encomenda.

O surgimento do Blackphone vem da união entre duas empresas. A Silent Circle, uma empresa especializada em comunicações cifradas, e a Geeksphone, uma empresa Espanhola que se dedica a construir smartphones, maioritariamente assentes em FirefoxOS.

Na sua criação foi tomada como ideia base que a privacidade e o controlo dos dados dos utilizadores são essenciais e devem ser preservados, evitando que estes sejam transmitidos para terceiros, de forma legal ou não.

O Blackphone garante aos utilizadores não apenas o anonimato necessário, quando estão na Internet a navegar, mas ao mesmo tempo consegue garantir a segurança dos dados dentro dos próprios equipamentos.

Este smartphone inclui uma combinação única entre um sistema operativo e um conjunto de aplicações desenhadas para garantirem a máxima segurança dos dados dos utilizadores.

A base do sistema operativo é o Android, mas este SO foi trabalhado para que exclua todas as funcionalidade que permitiram o fácil rastreio dos utilizadores. Tem ainda associadas algumas aplicações já disponíveis publicamente, mas com uma camada adicional onde foram colocadas algumas aplicações exclusivas e dedicadas ao Blackphone.

O hardware que dá suporte ao Blackphone não é de topo de gama, mas consegue ombrear com muitos equipamentos que estão no mercado, quer das gamas médias e/ou altas.

Podemos encontrar dentro do Blackphone um processador quad-core SoC de 2GHz, um ecrã de 4.7″ HD IPS, suporte para LTE e HSPA+, 2GB DDR3 de RAM, 16GB de armazenamento.

As câmaras fotográficas são de 8MP, com flash, na traseira e 1.3MP na frontal. Conta ainda com conectividade Bluetooth 4.0, 802.11n WiFi e GPS.

Algumas destas especificações podem ser alteradas durante o corrente ano, ainda antes do Blackphone ser enviado para os seus compradores.

Preços

Uma das maiores incógnitas que ficaram por esclarecer, quando o Blackphone foi apresentado foi o seu preço. Não apenas o do hardware, mas também o dos serviços que estão associados e que este necessita para garantir a anonimização e a segurança.

Com a sua apresentação no World Mobile Congress esta questão ficou esclarecida. O Blackphone está para pré-reserva por 629 dólares, aos quais acresce o transporte e outros impostos.

De notar que o valor do pacote que acompanha o Blackphone está estimado em 1500 dólares.

O envio das unidades encomendadas do Blackphone será iniciado e Abril deste ano e, sendo uma estratégia da empresa que o constrói, este dispositivo não irá estar associado a qualquer operadora.

Esta é uma excelente alternativa para todos os que pretendem garantir uma camada de segurança adicional aos seus dados e aos seus smartphones.


Homepage: Blackphone

Exit mobile version