Pplware

Agora os aviões também já aterram de forma totalmente autónoma

Cada vez mais vemos nas nossas estradas carros e outros veículos autónomos. Estes conseguem substituir os condutores desde as funções mais básicas até à condução completa.

É natural que estas tecnologias comecem a ser usadas noutras áreas, com o mesmo sucesso. A mais recente conquista mostrou que é possível aterrar um avião de forma totalmente autónoma.


Uma grande novidade para qualquer avião

É ainda uma primeira prova de conceito, mas a verdade é que uma equipa de investigadores alemães criou uma novidade no campo da aviação. Este novo sistema consegue sobretudo gerir todos os processos que acontecem numa aterragem de um avião.

Por agora, este vai apenas poder ser usado em aviões de pequenas dimensões. Os planos desta equipa é fazer crescer este sistema e torná-lo adaptável a qualquer avião. Assim, fica independente do seu tamanho ou da sua importância.

Um sistema de pequenas dimensões para segurança

Mais do que toda a aviónica presente, o novo sistema depende apenas do GPS e de visão computadorizada. Estes são apenas os elementos adicionais que este sistema necessita para conseguir esta proeza agora realizada.

Esta tecnologia usa o GPS para navegar, tal como esperado. Usa também a visão computadorizada para aproveitar a luz visível e infravermelha para detetar a pista. Para além disto, esta componente dá ao avião um correta posição mesmo em cenários de chuva ou nevoeiro.

No futuro vão aterrar qualquer avião

Claro que já hoje existem sistemas de aterragem automáticos. Os aviões comerciais têm esta tecnologia, mas depende sempre de sistemas baseados em terra. Dada a sua complexidade, estes sistemas existem principalmente em alguns aeroportos de maiores dimensões.

Estes sistemas emitem sinais de rádio que orientam os aviões e que tratam de todos os processos. A diferença aqui é que o novo sistema é totalmente independente e não funciona apenas em alguns aeroportos.

A evolução da aviação parece ter chegado

O sucesso destes testes aconteceu em maio passado, quando um avião conseguiu aterrar de forma totalmente autónoma e sem o contacto do piloto com os controlos. Nessa situação o sistema detetou a pista e aterrou de forma perfeita.

Está assim aberta a porta a avanços muito importantes no campo da aviação. Para além de uma proteção essencial, dá também espaço para a criação de aviões autónomos. É ainda cedo para vermos esta tecnologia a funcionar, mas o futuro está lançado.

Exit mobile version