A Xiaomi está a tornar-se numa empresa “tudo-em-um” no que diz respeito a produtos tecnológicos. O portefólio de produtos com o carimbo Xiaomi é enorme mas a maior parte não tem a produção sob o seu controlo.
No fundo, tudo se trata de um gigantesco ecossistema Xiaomi repleto de start-ups na área dos dispositivos inteligentes… e os novos dispositivos não param de surgir. Conheça as mais recentes novidades.
Numa entrevista à CNBC, o Vice-Presidente da Xiaomi, Hugo Barra, revelou alguns detalhes interessantes acerca da estratégia da Xiaomi. Tendo esta empresa surgido de uma start-up criada há 5 anos, o leque tão abrangente de produtos deixa qualquer um curioso quanto ao caminho que a Xiaomi está a traçar.
Na verdade, a Xiaomi trabalha directamente apenas em 3 áreas: dispositivos móveis, onde estão incluídos os smartphones e tablets, Smart TVs e Routers. No entanto, são mais de 600 produtos disponíveis na loja oficial da marca, desde purificadores de água e de ar, produtos de som, câmaras, acessórios móveis, Scooter eléctrica, entre outros.
Resumindo, a Xiaomi pode ser vista como uma incubadora gigante de start-ups, constituída por empresas que apoiou, ajudando-as a começar ou mesmo a fundar. Havendo depois uma ligação com a equipa de design da Xiaomi, é possível surgirem assim imensos produtos onde a Xiaomi participou no seu design, embora não seja directamente responsável por ele. Até agora são 56 as start-ups a trabalhar juntamente com a Xiaomi e a suportar todo o portefólio de produtos com o seu carimbo.
E os novos produtos continuam a surgir. Um bom exemplo disso é a câmara para automóvel Xiaomi Yi Car DVR. Da mesma start-up da Xiaomi Yi Sports Camera, esta câmara além de ser capaz de gravar com resolução FullHD 1080p a 60 frames, tem um sistema de assistência para o condutor, tanto para alerta de encostar à berma como para alerta de distância mínima de segurança do veículo da frente.
Possui um LCD de 2,7″, quase no tamanho da sua estrutura, pesa apenas 74g e tem Wi-Fi, que permite reproduzir os conteúdos a partir de outro dispositivo ou fazer a sincronização e partilha de álbuns. Custa cerca de 64€.
Se por outro lado já possui a câmara de acção Xiaomi Yi Sports Camera, que não possui ecrã, poderá estar interessado num ecrã externo para ligar à câmara sempre que quiser ver os conteúdos no preciso momento. O ecrã para a Xiaomi Yi Sports foi desenhado especificamente para esta câmara e embora não seja de grandes dimensões, é o suficiente para ver o resultado de uma gravação em terreno atribulado. Custa cerca de 17,50€.
Se quiser alimentar estes e outros dispositivos em alturas onde não tem disponível energia eléctrica, então um “mega” Powerbank pode ser a solução. Entre os vários Powerbanks que a Xiaomi tem, com capacidade de 5000 mAh, 10000 mAh ou 16000 mAh, existe um grande Powerbank de 20000 mAh capaz até de carregar o novo MacBook com ficha USB Tipo-C. Custa cerca de 29€.
Quanto a smartphones, os tais desenhados mesmo pela Xiaomi, por cerca de 115€ consegue adquirir o Xiaomi Redmi 2 Pro, um smartphone de média gama mas com preço bastante acessível.
Tem um ecrã de 4,7″, com resolução 1280×720, um SoC Snapdragon 410 e 2 GB de memória RAM. É Dual-SIM LTE, tem 16 GB de memória interna e suporte para cartão externo microSD.
Muitos outros produtos Xiaomi com grandes descontos podem ser encontrados aqui. Note que para compras superiores a 35€ pode estar sujeito ao pagamento de taxas de alfândega, no valor de cerca de 30% do valor total. Mais informação aqui.