A Microsoft já decidiu e o serviço de BlockChain do Azure vai mesmo ser desligado em breve! Seis anos após a sua ativação, e apesar de todas as tendências, a Microsoft decide não continuar a prestar este tipo de serviço.
Tal como aconteceu no mundo mobile, não estará a Microsoft novamente a seguir o caminho errado?
Microsoft abandona a aposta no Blockchain?
O Azure Blockchain Service é um serviço de contabilidade totalmente gerido que dá aos utilizadores a capacidade de crescer e operar redes blockchain em escala em Azure. Ao fornecer um controlo unificado tanto para a gestão de infraestruturas como para a governação da rede blockchain, o Serviço Azure Blockchain fornece:
- Simples implantação e operações de rede
- Gestão de consórcios incorporados
- Desenvolver contratos inteligentes com ferramentas de desenvolvimento familiares
No entanto, apesar de todas as características, a Microsoft já decidiu e vai encerrar o seu serviço de BlockChain. Além disso, a gigante do software sugere aos seus utilizadores que migrem para o Quorum Blockchain Service da ConsenSys e até disponibiliza um tutorial (ver aqui).
De acordo com vários canais, a Microsoft ainda não deu qualquer justificação para esta estranha decisão.
Apesar da tecnologia Blockchain se ter tornado famosa apenas há alguns anos, a sua origem começa nos anos 70. Um artigo científico publicado em 1976 apresentou pela primeira vez a ideia de registo distribuído e que, basicamente, é a ideia por detrás do Blockchain.
No entanto, foram necessárias mais algumas décadas, o poder de processamento dos computadores atuais e uma moeda virtual chamada Bitcoin para que o Blockchain se tornasse a tecnologia importante que é hoje.