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10 carros elétricos com mais autonomia no mercado atual

As estradas estão a receber de braços abertos os carros elétricos que prometem mudar o aspeto das nossas cidades. 2018 e 2019 serão anos importantes e cruciais para definir quais são as marcas que partem na pole position deste novo mercado.

No meio de muita oferta, conheçam quais os 10 carros elétricos preferidos dos consumidores. Em escrutínio está a autonomia, evolução tecnológica e o preço.


A escolha baseou-se nas informações mais recentes de vários fabricantes, em vários críticos deste mercado e em inúmeras declarações de entidades ligadas ao automobilismo. Da imensa oferta disponível, quer já no mercado, quer a sair nos próximos meses, a nossa escolha baseou-se no que os analistas deste mercado têm dito, escrito e mostrado. Além disso, o consumidor tem igualmente um peso relevante na avaliação dos parâmetros de critério.

O ranking alinha-se pela autonomia padronizada pelo Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros (WLTP).

O que é o WLTP?

O WLTP ou Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedure (Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros), é um conjunto de regras que definem um padrão global para determinar os níveis de CO2, emissões poluentes, consumo de combustível ou energia e autonomia elétrica para veículos ligeiros (ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros).

Este teste foi concebido para servir de padrão global, ao abrigo de recomendações e orientações da UNECE (Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa), e definido de forma mais concreta por especialistas da União Europeia, Japão e Índia.

Conheça aqui mais sobre este novo procedimento: WLTP

 

10 carros elétricos com mais autonomia no mercado atual

A escolha incidiu sobre uma oferta diversificada, atendendo ao que poderá chegar ao mercado nacional, sendo já uma certeza no mercado Europeu. Várias destas marcas têm mais que um modelo, diversas configurações que podem mostrar discrepâncias em relação aos valores da autonomia, preço, potência e bateria.

 

Tesla Model S 100D

Temos de reconhecer que o Tesla Model S é o carro que quase todos nós queremos. A empresa americana soube colocar o necessário para este carro nos seduzir com os princípios futuristas da economia, da ecologia e da tecnologia inteligente. Este é, sem dúvida, dos mais bonitos veículos 100% elétricos.

Recentemente a empresa deixou de vender uma versão que inicialmente era a de entrada de gama, a que tinha uma capacidade de bateria de 60 kWh. Também abandonaram a versão intermédia com bateria de 90 kWh. São vendidas apenas versões de motor de tração dupla (um motor para cada eixo), com baterias de 75 kWh (75D) e 100 kWh (100D e P100D).

O Tesla Model S tem um preço a partir de 78 650 euros, embora também possa exceder 160 000 euros. A sua autonomia varia de acordo com a versão entre 490 km de acordo com o ciclo NEDC, que seria de cerca de 375-390 km no novo ciclo WLTP e os 632 km de acordo com o ciclo NEDC, aproximadamente 475-505 km de acordo com o WLTP.

Preço: 110 000 euros

 

Jaguar I-Pace SUV

Foi recentemente apresentado mundialmente o I-Pace, um veículo Jaguar elétrico puro. Este destaca-se pela performance elétrica deste SUV de cinco lugares, com o principal motivo de interesse a residir na autonomia (480 km – já no mais realista ciclo WLTP) e, sobretudo, na rapidez do tempo de recarga das baterias.

Em termos de características mais sonantes este felino de terras de Sua Majestade, oferece tração integral, resultado do poder dos dois motores elétricos concebidos pela Jaguar (um por eixo, posicionados transversalmente), que conseguem um total de 400 cv e 696 Nm de binário. Esta potência combinada com uma estrutura leve em alumínio (distribuição de peso de 50:50), permite ao I-Pace ir de 0-100 km/h em 4,8 segundos.

Como referimos, o carregamento é um dos trunfos. Em foco está o pack de baterias de iões de lítio de 90 kWh, que podem ser recarregadas, até 80%, em apenas 40 minutos num carregador rápido de Corrente Contínua a 100 kW.

Preço: 80 000 euros

 

Tesla Model 3 (‘long range’)

O Tesla Model 3 é um veículo para a gama média mas a “fugir” para a gama alta. Tem sido recebido com algum entusiasmo mas a falta de algumas particularidades face aos seus irmãos mais velhos “arrefeceu” o entusiasmo de alguns possíveis compradores que pensavam em ter um Model S em ponto mais pequeno e barato.

O tempo de espera é longo, mas nos Estados Unidos já começaram a ser entregues as primeiras unidades. A Europa ainda está à espera. Para quem já o reservou, deverá chegar pelo final deste ano, se ainda o vai fazer… tão cedo não o terá.

Existem duas versões do modelo Tesla 3: o longo alcance possui mais autonomia, 499 km no ciclo de homologação EPA dos EUA, porque a bateria também é maior. Em troca dessa maior autonomia, o proprietário vai pagar mais 9 mil dólares do que para a outra versão. A versão padrão tem menos bateria e, portanto, menos autonomia também, 354 km no ciclo EPA.

Preço: 44 000 dólares (ainda não tem preço em euros)

 

Hyundai Kauai elétrico 204 CV

A Hyundai apresentou no final de fevereiro passado o seu novo SUV Kona Electric. Este veículo, que em Portugal chamar-se-á Kauai, terá uma autonomia para cerca de 470 km, na versão mais cara. A outra versão, mais barata, terá uma autonomia de 300 Km mas irá oferecer o mesmo conforto tecnológico.

O veículo suscitou grande curiosidade, assim como o seu preço e disponibilidade.

O novo SUV compacto Kona Electric está disponível numa versão com uma bateria de “curto alcance”, que consiste numa bateria de 39,2 kWh (autonomia para cerca de 300 km) com uma única carga. Esta versão traz um motor com potência de 99 Kw (cerca de 134 CV), aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,3 segundos e um consumo de 14,8 kWh/100.

A versão com maior desempenho, de “longo alcance” traz uma bateria de 64 kWh (autonomia para cerca de 470 km), com uma única carga. Esta versão traz um motor com potência de 150 kW (cerca de 204 cavalos), aceleração dos 0 aos 100 km em 7,6 segundos e um consumo energético de 15,2 kWh/100 km. Estes veículos têm uma velocidade máxima (limitada) de 167 km/h.

Preço: 30 000 euros (valor que se supõe, ainda não há valor oficial)

 

Tesla Model X 100D

O Tesla Model X é um SUV muito grande com até 7 lugares, portas que se abrem num estilo semelhante ao das asas das gaivotas (mas articulado) e que, graças a um preço que começa em cerca de 99 mil euros, tem benefícios e autonomia que deixam os carros mais pequenos e muito mais leves em evidência (não é por acaso que a versão P100D pode acelerar de 0 a 100 km / h em 3,1 s).

Tal como acontece com o Tesla Modelo S, apenas são vendidas três versões, todas com tração integral, com dois motores, um por eixo: 75D, 100D e P100D. Com a bateria de capacidade de 75 kWh, a autonomia homologada no ciclo NEDC é de 417 km, o que será de aproximadamente 315-330 km no novo ciclo WLTP.

Com a bateria de capacidade de 100 kWh, a autonomia no ciclo NEDC é de até 565 km, o que será cerca de 425-450 km no novo ciclo de aprovação WLTP. Dependendo da versão e do equipamento extra opcional, pode custar mais de 170 mil euros.

Preço: 118 000 euros

 

Opel Ampera-e

O Opel Ampera-e é uma mistura de crossover e monovolume de tamanho pequeno. É 100% elétrico, ao contrário do que a marca havia laçado há uns anos com o modelo Chevrolet Volt.

O Ampera-e é o irmão mais novo do Chevrolet Bolt EV e, embora a Opel já não faça parte do grupo General Motors, mas sim do Grupo PSA, permanece como tal. Tem um motor de 204 CV, com capacidade de 60 kWh, homologa uma autonomia combinada de 520 km no ciclo NEDC, que chegará a cerca de 390-415 km no novo ciclo WLTP.

A desvantagem do Opel Ampera-e é que ainda não é vendido em Portugal, embora seja vendido noutros países europeus com maior procura de carros elétricos. Na Alemanha, por exemplo, custa 42.990 euros, um preço muito alto.

Preço: 43 000 euros

 

Nissan LEAF 2018 E-plus

A gama do Nissan Leaf traz grandes promessas para este ano de 2018. Além do que já tem mostrado, a marca quer apresentar um desportivo com chancela da Nismo e chegar também a anunciada variante com maiores capacidades.

As informações que foram mostradas há algum tempo, têm por base as especificações para os Estados Unidos. Em termos de autonomia foi revelado que este veículo terá uma autonomia de 378km para o mercado europeu com o ciclo NEDC, que chegará a cerca de 360-400 km no novo ciclo WLTP.

Preço: 35 000 euros (valor suposto, sem confirmação oficial)

 

Audi e-tron

O protótipo Audi e-tron Sportback incorpora uma simbiose de eletrificação e utilização diária: acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e debita até 320 kW de potência (aumentando até 370 kW com a função boost) e combina esse desempenho com um elevado grau de conforto e uma autonomia de até 500 km no ciclo NEDC, que chegará a cerca de 375-400 km no novo ciclo WLTP. Perfeito para uma utilização diária – e muito mais.

Preço: Ainda não tem preço definido

 

Renault ZOE ZE40 R90

O mercado tem estado particularmente atento a esta unidade. A própria Renault fez uma ação muito interessante na ilha de Porto Santo com o ZOE. Este modelo, que é vendido já há algum tempo, viu renovada a sua bateria no final de 2016, com uma nova com capacidade de 41 kWh. Graças a isso, esta utilidade de 4,08 m de comprimento possui autonomia homologada no antigo ciclo NEDC de 403 km, desde que seja montado o motor R90 de 92 cv, que tem apenas uma recarga semi-rápida para 22 kW. Essa autonomia chega a aproximadamente 300 km no novo ciclo WLTP.

Se deseja ter uma recarga rápida em corrente alternada para 43 kW, tem de escolher o motor Q90, 88 CV, um pouco menos eficiente, com o qual a autonomia homologada NEDC fica a 370 km, o que seria cerca de 275-280 km WLTP.

Preço: 21 000 euros

 

BMW i3

BMW i3 traz tecnologia de propulsão elétrica BMW eDrive e foi desenvolvida e construída pela BMW. Trata-se de um sistema incrivelmente dinâmico, com uma potência de 170 cv (125 kW) e um binário máximo de 250 Nm. Isto significa na prática que o binário máximo se encontra completamente disponível a partir do arranque.

Enquanto os veículos convencionais alteram as velocidades ao acelerar, o BMW i3 totalmente elétrico permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,3 segundos sem interrupções de tração. Nos primeiros metros, em particular, o BMW i3 proporciona um arranque mais rápido do que o de outros veículos mais potentes.

Preço: 32 000 euros

Em resumo…

O ano corrente e o próximo ano serão férteis em novidades reais, em veículos que podem já circular nas estradas de todo o mundo. Há muitos preços, muitas versões, níveis de equipamento e, tendo em conta a oferta, cada vez mais comprar um carro elétrico será como comprar um smartphone. É para aí que evolui o mercado.

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