Project Tango: Google prepara-se para lançar os primeiros kits
A Google sempre foi conhecida por abraçar projectos inovadores e que revolucionam o mundo e a Internet. O projecto Tango mostrou ao mundo como pode ser usado o hardware normal, e que pode ser usado num qualquer equipamento, para criar mundos 3D e imersivos, abrindo portas a novas aplicações e a novos conceitos.
O Tango tem estado a ser desenvolvido de forma lenta e sustentada, preparando-se para chegar ao mercado já com especificações bem maduras e com todo o seu potencial pronto a ser libertado.
No seguimento dos seus desenvolvimentos, a Google anunciou agora que se prepara para lançar ao público os primeiros kits do Tango.
O primeiro kit de desenvolvimento vai ser disponibilizado a programadores que queiram começar a desenvolver aplicações que se baseiam em modulação 3D e computação tridimensional móvel.
Este kit vai ser vendido por um preço de 1024 dólares (cerca de 750 euros) e apenas será disponibilizado a um grupo restrito de utilizadores, a ser escolhido pela Google.
A composição do Kit terá como base um tablet, especialmente criado pela Google, que assentará num processador NVIDIA Tegra K1, resultado de uma parceria estreita entre a Google e esta empresa.
Para além disso, o tablet terá um ecrã de sete polegadas, com resolução Full HD (1080p), Android 4.4 KitKat, 4 GB de RAM, 128 GB de espaço. Terá também as habituais ligações USB 3.0, micro-HDMI, Bluetooth LE e LTE.
A vantagem deste tablet estará nas suas duas câmaras, que vão ser usadas para captura de imagens estáticas e em movimento e um sensor de profundidade, que vão ser depois usadas para a modelação 3D.
Uma das câmaras terá resolução de 4 MP, com elevada sensibilidade à luz e velocidades maiores. A segunda câmara serve para capturar movimentos mais amplos, tendo uma lente especial com ângulo de 170º.
A ideia da Google ao disponibilizar estes kits é permitir que os programadores comecem a tirar partido de tudo o que este projecto pode oferecer.
Os primeiros equipamentos que tinham sido mostrados estavam assentes em smartphones, com ecrãs de dimensões menores e que dificultavam a visualização de imagens e dos modelos 3D, algo que o tablet vem optimizar.
As datas de disponibilização destes kits ainda não é conhecida, esperando-se que até ao final deste ano eles surjam no mercado.
Com a conferência I/O à porta, é muito provável que a Google mostre muito mais do que tem estado a fazer nesta área, dando a conhecer ainda mais pormenores sobre o projecto Tango e sobre o que pretende que este seja.
Este é mais um projecto revolucionário da Google que está em andamento e que irá mudar a forma como vêmos o mundo, mesmo que seja através dos nossos dispositivos móveis.
Homepage: Project Tango
Este artigo tem mais de um ano