A publicidade nunca foi bem aceite no YouTube da Google ou em qualquer outra plataforma de vídeos. Os utilizadores querem ter acesso pleno aos conteúdos, sem terem de aguardar ou ter esta presença a meio da visualização. O YouTube está agora a preparar uma nova forma de publicidade que não agradar a ninguém ou a nenhum dos utilizadores mais pacientes.
YouTube prepara uma nova publicidade
A Google tem experimentado muito com o YouTube nos últimos meses. Para além das alterações que testou na sua interface, este serviço de vídeo tem também procurado novas formas de colocar anúncios e assim potenciar a publicidade.
Uma dessas experiências trouxe a publicidade a um novo local onde até agora ainda não tinha sido testada. Falamos da sua colocação no ecrã sempre que o utilizador fizer pausa na reprodução do vídeo a que assiste. Esperava-se que os resultados não fossem positivos, mas o oposto aconteceu.
No primeiro trimestre, vimos um forte impulso com a introdução de um piloto de publicidade de pausa em TVs ligadas, um novo formato de anúncio ininterrupto que aparece quando os utilizadores pausam o seu conteúdo orgânico
Bons resultados da experiência da Google
Foi na última apresentação de resultados da Alphabet que Philipp Schindler, da Google, partilhou os resultados positivos da experiência publicitária que a empresa realizou no YouTube. Do que revelou, esta nova publicidade “gerou fortes resultados de brand lift” e “estão a obter preços premium dos anunciantes”.
Como a Google está a sentir-se muito positiva com estes resultados, é quase certo que esta publicidade apresentada nas pausas dos vídeos seja adotada. Claro que dificilmente será do agrado dos utilizadores, uma vez que será mais um elemento para interromper a reprodução dos vídeos e dos conteúdos que querem ver.
Anúncios vão aparecer nos vídeos em pausa
O YouTube revelou pela primeira vez este anúncios nas pausas dos vídeos no ano passado, quando começou a testá-los em regiões selecionadas. Na altura, a empresa revelou que quando fosse feita uma pausa num vídeo, ele encolhe e um anúncio aparecerá ao seu lado.
Philipp Schindler não revelou nenhum cronograma para a chegada da nova publicidade ao YouTube, mas é certo que vão ser lançados primeiro nas smart TVs. A natureza desses anúncios, incluindo a sua duração, capacidade de serem ultrapassados e muito mais, ainda não está clara. Também não se sabe se a Google prevê introduzir esses anúncios nas apps móveis do YouTube.