Pplware

YouTube está a bloquear o acesso a alguns utilizadores que usam o Edge para ver os vídeos

A Google tem colocado o YouTube em alerta sobre os bloqueadores de publicidade. Estes deixaram de ser permitidos e os alertas têm surgido constantemente. A somar a isso, surgem agora queixas de que alguns utilizadores do Edge estão também a ser bloqueados.


Não é nova a tentativa da Google de eliminar o acesso de utilizadores que bloqueiam a publicidade. Estes começaram por ser testes que foram detetados e que mostraram o caminho que parecia começar a ser seguidos. Rapidamente passaram a ser o padrão e agora parecem tomar uma nova forma.

Do que é avançado, os utilizadores do Edge com o modo Restrito de privacidade ativo têm problemas em utilizar o YouTube. Este modo bloqueia a maioria da monitorização de todos os sites, o conteúdo e os anúncios terão, provavelmente, personalização mínima e bloqueia a monitorização nociva conhecida.

Assim, e porque este modo impede a Google de monitorizar os utilizadores, o YouTube acaba por ter este comportamento de bloqueio de acesso aos vídeos. Tal como outros bloqueios, o serviço apresenta uma mensagem e impede que os vídeos ou outras partes sejam acessíveis.

Curiosamente, este cenário parece não estar a afetar todos os utilizadores que usam este modo restrito no Edge. Este comportamento poderá fazer sentido, visto que a Microsoft reporta que este recurso tem um impacto mínimo nos anúncios apresentados aos utilizadores que navegam na Internet.

Por agora, a solução para esta situação parece ser apenas uma, ainda que não oficial. Os utilizadores que tiverem este comportamento ao visitar o YouTube devem desativar o modo restrito. Para isso devem aceder às definições e depois a privacidade, mudando para outro modo, o equilibrado ou básico.

É importante entender que a proteção restrita do Microsoft Edge não bloqueia todos os anúncios, mas aqueles que supostamente monitorizam o utilizador. Assim, e quando o YouTube deteta que pedidos de anúncios são bloqueados por qualquer meio ou por qualquer razão, o alerta é apresentado.

Exit mobile version