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UE exige que a Google venda parte do seu negócio de publicidade digital

Numa exigência sem precedentes, a União Europeia (UE) está a ordenar que a Google venda parte do seu negócio de publicidade digital. A razão é simples e já a mencionámos várias vezes: medo que a gigante monopolize o mercado.


A Google é gigante e, além de outras ferramentas e tecnologias, detém um impressionante património em matéria de publicidade, com uma rede a funcionar de forma exímia online. De tal forma, que todos querem estar presentes.

Agora, numa exigência sem precedentes, conforme avançado pela Euronews, a UE quer que a Google desmembre o seu negócio de publicidade digital. O objetivo passa por impedir que a gigante monopolize o mercado.

É a primeira vez que o bloco ordena a um gigante da tecnologia que divida as chaves do negócio.

Se antes a voz da UE se fazia ouvir através de chorudas multas – de mais de oito mil milhões de euros, em três casos antitrust distintos, que envolviam o sistema operativo Android, e os serviços de publicidade de compras e de pesquisa -, agora, está a exigir que a Google venda parte do seu negócio.

A decisão da UE surge na sequência de uma investigação, aberta em 2021, que analisa a possibilidade de a Google violar as regras de concorrência europeias, por “favorecer os seus próprios serviços de tecnologia de publicidade gráfica online em detrimento de editores, anunciantes e serviços de tecnologia de publicidade rivais”.

Perante a exigência, antes de a Comissão Europeia tomar uma decisão final, a Google poderá defender-se e contra-argumentar.

No momento da redação deste artigo, a gigante tecnológica não havia respondido ao pedido de comentário da Euronews.

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