Foi no passado mês de Setembro que os carros autónomos passaram a ter autorização para circular nas estradas da Califórnia. Esta pequena mudança veio abrir a porta aos testes que tanto aguardavam e que vêm trazer para o terreno os carros sem condutor que a Google e outras empresas estão a criar e a testar.
Durante estes 8 meses muitos quilómetros foram percorridos e muito se passou com estes carros. Um relatório agora apresentado veio mostrar que ocorreram apenas 4 acidentes envolvendo carros autónomos, e que entre eles 3 eram da Google, sem qualquer dano significativo.
Um relatório da Associated Press compilou os relatos de acidentes que ocorreram com estes carros autónomos. Foram apenas quatro os acidentes e três deles com carros da Google. O último decorreu com um carro de outra empresa, a Delphi Automotive.
Ao contrário do que poderia ser esperado, estes acidentes não foram todos causados quando os carros estavam em modo autónomo, apenas em metade das situações os carros estavam em modo autónomo e nas 2 restantes estavam a ser conduzidos por humanos.
Outro pormenor interessante mostra que a totalidade dos problemas aconteceram quando os carros circulavam a velocidades muito baixas e que em todas as situações a culpa não pode ser atribuída aos carros autónomos mas sim a terceiros que vieram bater neles.
Actualmente circulam nas estradas da Califórnia 48 veículos autónomos, que estão a testar as diferentes tecnologias envolvidas. Para além da Google e da Delphi Automotive existem mais 5 empresas a realizar testes.
Dos 48 carros a circular nas estradas, a Google é a que tem a maior fatia. Ao todo são 23 Lexus que a gigante das pesquisas tem em testes e que sozinhos já percorreram mais de 140 mil milhas, o que é representativo da qualidade dos testes e até da qualidade dos seus carros e dos seus sistemas de condução autónomos.
A Google revelou ainda que desde que iniciou os seus testes com os carros autónomos já ocorreram 11 acidentes que tenham envolvido as suas viaturas.
Não deixa de ser preocupante a quantidade de acidentes que ocorreram, mas sendo a sua totalidade responsabilidade de terceiros, é natural que se prove que este tipo de veículos seja o futuro.
Como a lei da Califórnia obriga a que as marcas reportem os acidentes que ocorrerem, será sempre possível haver um controlo fino sobre a forma como estes testes decorrem, eliminando a dúvida sobre a qualidade e segurança dos veículos autónomos.