Pplware

Saiba como pode apagar o seu histórico de pesquisas do Google

A questão da privacidade é algo que preocupa os internautas cada vez mais. A Google, com base no histórico das pesquisas efetuadas, pode recolher uma grande quantidade de dados, utilizados para construir a sua máquina de publicidade e analisar tendências.

Enquanto isso, através da sua ferramenta My Activity, é possível ver todas as atividades associadas à conta do utilizador, bem como proceder à sua remoção. Neste artigo, vamos perceber como é possível eliminar esses dados e passar a estar fora do radar da Google.


Através desta ferramenta da Google terá acesso aos sites que visitou, pesquisas que efetuou, dispositivos, aplicações e serviços que usou com a sua conta Google.

Além disso, o utilizador consegue filtrar esses resultados cronológicamente, excluir atividades específicas e desativar, por exemplo, a recolha de histórico de localização ou informações relacionadas com os seus dispositivos.

 

Como excluir todo o histórico de pesquisas da Google

Atividades como pesquisas no Google e outros serviços utilizados, como o Android, o Chrome e YouTube, são armazenadas na página My Activity. Para iniciar este processo, aceda a myactivity.google.com.

Para a eliminar o histórico da sua conta, através do menu disponível, clique em “Controlos de atividade”, à esquerda. Se estiver a utilizar um dispositivo móvel, para expandir esse menu, clique no ícone ☰, situado no canto superior esquerdo.

Através da opção acima terá acesso à gestão do histórico de:

No primeiro item, “Atividade da Web e de aplicações”, clique em ” Gerir Histórico“. Irá ver todos os itens que pesquisou e, se utiliza o Android e o Chrome com a conta atual, todas as aplicações e sites que neles visitou, irão aparecer.

A informação encontra-se ordenada por ordem cronológica, da mais recente à mais antiga, podendo ser excluída individualmente.

Por outro lado, se a sua intenção é realizar uma eliminação completa, então, no topo da página, clique nos três pontos verticais e em seguida selecione “Eliminar atividade por”.

A partir desta página pode excluir toda a sua atividade. Para isso, em “Eliminar por data“, selecione “Sempre“.

Se pretender, pode deixar selecionado por padrão “Todos os produtos“, ou então escolher, de forma individual , os serviços que tenciona eliminar, por exemplo “Pesquisa de Imagens”, entre outros disponíveis.

Concluindo, a Google recolhe dados através da pesquisa e de todos os outros serviços para, entre outras coisas, sugerir resultados da pesquisa pessoal.

Portanto, se limpar sistematicamente os dados do históricos da sua conta Google, não fique surpreendido se os resultados da pesquisa se alterarem e oferecerem alternativas diferentes aos que esperaria.

Leia também:

Exit mobile version