QUIC – A Google está a acelerar a Internet
A gigante das pesquisas Google tem vários projectos de investigação em andamento com o objectivo de oferecer aos utilizadores a mais rápida navegação.
Além dos algoritmos de pesquisa que são extremamente eficientes, a Google está também empenhada no desenvolvimento de um novo protocolo de transporte designado de Quic - Quick UDP Internet Connections.
Ao contrário dos standards actuais da Internet, que assentam em grande parte no protocolo TCP e TLS, o novo protocolo de transporte QUIC consegue reduzir significativamente a latência das comunicações. Na prática, o QUIC recorre à multiplexagem de ligações e faz uso do protocolo UDP, garantindo segurança semelhante quando usados os protocolos TLS/SSL.
De acordo com a Google, o QUIC consegue reduzir bastante o tempo de carregamento de uma página uma vez que exige menos trocas de mensagens entre o servidor e o cliente (overhead).
The standard way to do secure web browsing involves communicating over TCP + TLS, which requires 2 to 3 round trips with a server to establish a secure connection before the browser can request the actual web page. QUIC is designed so that if a client has talked to a given server before, it can can start sending data without any round trips, which makes web pages load faster.
O gráfico seguinte ilustra a diferença entre uma comunicação apenas com TCP, com TCP + TLS e apenas com QUIC. Como podemos ver, o protocolo QUIC simplifica toda a comunicação, sendo assim mais eficiente e rápido.
Destacar ainda que no caso do QUIC o RTT (Round Trip Time – tempo de resposta do servidor) é na ordem dos 0ms.
Actualmente, cerca de 50% de todos os pedidos de conteúdos realizados via Chrome para os servidores da Google já recebem uma resposta via QUIC, o que se traduz em pesquisas mais rápidas. A empresa quer que o QUIC se transforme no futuro, num standard, mas até lá este protocolo que apenas está numa fase experimental deverá sofrer várias melhorias.
Via ZDNet
Este artigo tem mais de um ano
Google !
Do que percebi o rtt (round trip time) não é zero, simplesmente não existe porque são guardadas as informações de sessões passadas para comunicar numa nova sessão.
Ou seja, isto parece só acelerar a comunicação para estabelecer as ligações iniciais, cortando parte da borucracia, não muda o rtt em si…
Depois espero que arranjem um tempo para otimizar o Chrome..
Esta leeeeeeeeeeento!
Voltei a usar Safari.. que descanso!
Saca o chrome cannary ou entao da uma vista de olhos nisto:
http://digiwonk.wonderhowto.com/how-to/10-speed-hacks-thatll-make-google-chrome-blazing-fast-your-computer-0155989/
Depois de ter feito isto nao sinto necessidade mudar nem safari nem mozilla
E em termos de segurança como fica? o UDP é menos fiável que o TCP….
Comparando um com outro UDP vs TCP, o TCP é sem duvida o mais fiável
Em termos de segurança é igual. Apenas se re-utilizam as chaves.
Em termos de fiabilidade, terás que lhes perguntar a eles como é que o browser reage se não receber resposta, mas se tiver que adivinhar diria que repetiam os envios. Nesse caso, na pior situação seria igual ao TCP (tentar até dar), na melhor muito mais rápido porque deu à primeira sem ser necessário negociação.
Que confusao de conceitos. A Internet baseia-se em TCP e TLS? O google pretende acelerar a Internet?
O que eu leio dor artigo e’ que a Google procura acelerar a WEB usando UDP. A Web e’ uma parte da interneta apenas. O UDP ja existe e todos usamos desde sempre, por exemplo para ver videos ou falar no skype. Eles apenas estao a tirar partido disto e adicionar o quic para possivelmente prdenar o conteudo e criar uma camada de seguranca.
Não percebo onde te confundiste 🙂
Isso parece ser bom acho eu.
Boa tarde,
De qualquer forma serviço udp mais rapido, ddos em modo udp mais rapido!
Infelizmente é algo que nos nossos servidores dedicados/vps não conseguimos travar por mais que tentemos.
E eu a pensar que eles começaram a usar LZMA nas ligações, não me importava que as centrais comprimissem os dados e o router descomprimi-se 😀