Pplware

Problema de privacidade do WhatsApp estava mesmo no Android e a Google pede desculpa

Foi há cerca de 1 mês que os alarmes soaram para os lados do WhatsApp na app Android da Google. Uma suposta falha de segurança estava a permitir que o acesso ao microfone fosse feito, recolhendo áudios do utilizador. Afinal, como relatado, o problema estava no Android e não comprometia a privacidade dos utilizadores do WhatsApp.


Uma falha de privacidade no WhatsApp

A falha que supostamente estava no WhatsApp aparentava ser grave. Estava a recolher áudio dos smartphones Android mesmo quando os utilizadores não estavam a usar a app, o que veio trazer à memória problemas de privacidade que foram relatados no passado.

O autor desta descoberta mostrou com detalhe o problema e a forma como o descobriu. A app do WhatsApp para Android parecia estar a usar recursos de forma incorreta, mostrando essa atividade na lista de permissões a que esta app tem acesso.

Na altura, depois de alguma análise, a equipa de programadores do WhatsApp não detetou qualquer razão este comportamento. Apontou o problema para o lado da Google e para alguma situação anormal no próprio Android, algo que pareceu ser ignorado.

Afinal o problema está no Android da Google

Agora, depois de avaliada a situação, está finalmente encontrada a raiz deste problema. Tal como referido pelas equipas do WhatsApp, a origem do problema estava mesmo no Android, do que a Google revelou numa das suas contas do Twitter, neste caso a associada aos Android Developers.

A razão agora é clara e mostrou que o sistema da Google estava a atribuir de forma errada o acesso ao microfone no Painel de Privacidade. Esses falsos acesos acabavam por gerar e mostrar notificações sobre isso. Entretanto, tal questão foi resolvida na última atualização.

Está assim resolvido mais um mistério que afetava o WhatsApp e que colocava, aparentemente, a privacidade dos utilizadores. Afinal, era tudo apenas um erro e que desapareceu com uma simples atualização.

Exit mobile version