O YouTube está a ser alvo de críticas crescentes relativamente ao seu serviço Premium. Os utilizadores de todo o mundo estão a manifestar frustração, pois muitos dos que subscreveram o plano – à espera de uma experiência sem anúncios – continuam a deparar-se com anúncios na aplicação, na Web e até na app da TV.
YouTube Premium está a mostrar anúncios?
Um número crescente de utilizadores do Reddit referiu que, apesar de pagarem o plano Premium, continuam a ver anúncios. Para além da sua frustração, muitos destes anúncios parecem estar relacionados com os próprios serviços da Google, como o Workspace. Para piorar a situação, não parece haver uma solução clara para este problema.
O YouTube reconheceu o problema, mas parece não ter a certeza da sua causa. Numa declaração ao Android Authority, a empresa disse:
Os subscritores do YouTube Premium não devem ver anúncios no seu feed inicial e estamos a investigar a razão pela qual isto pode ter acontecido.
Isto sugere que a empresa ainda não tem certeza sobre a raiz do problema e como resolvê-lo.
A posição oficial da plataforma é que pagar por uma assinatura do YouTube Premium deve remover os anúncios dos vídeos e da interface. No entanto, a página de suporte menciona uma pequena ressalva:
Os membros do YouTube Music Premium e YouTube Premium podem continuar a ver o branding ou as promoções incorporadas pelo criador em podcasts. Se forem adicionados ou ativados pelo criador, também pode encontrar links promocionais, prateleiras e outras funcionalidades no conteúdo e em redor deste.
Contudo, até durante os vídeos veem anúncios…
Apesar desta declaração de exoneração de responsabilidade, os anúncios que os utilizadores relatam não parecem corresponder a esta descrição. Em vez disso, estão a ver anúncios durante os vídeos e a ver banners publicitários em toda a interface, o que não é o tipo de promoção normalmente incorporado pelos criadores de conteúdos.
Se os assinantes do YouTube Premium estiverem a ver anúncios, a solução sugerida é surpreendentemente simples: contactar o apoio ao cliente. Infelizmente, a plataforma ainda não confirmou se se trata de um bug, nem comunicou se ou quando o problema será resolvido.
Felizmente, este problema não parece ser generalizado, afetando apenas um pequeno número de utilizadores. Embora possa não perturbar totalmente a experiência de visualização, é compreensível que os assinantes Premium – que pagam especificamente para evitar anúncios – estejam descontentes.
Leia também: