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Mais privacidade? Google desativa a captura de áudio dos equipamentos dos utilizadores

As questões de privacidade são uma constante nos serviços que usamos na Internet. Empresas como a Google, o Facebook a Microsoft ou a Apple têm acesso aos dados dos utilizadores e cada vez mais conseguem obtê-los de forma não comum.

A captura de áudio é hoje uma realidade ao interagirmos com as assistentes virtuais, seja pelos smartphones ou pelos dispositivos inteligentes. Pior que esta captura é o que é feito com elas, para obter dados. A Google agora tomou uma medida única e que vem trazer mais privacidade aos utilizadores.


Foi há cerca de um ano que se soube que as grandes empresas tecnológicas tinham colaboradores a escutar as conversas captadas pelos utilizadores dos seus serviços. Empresas como a Google, a Microsoft e até a Apple estavam a tomar esta prática.

De imediato estas foram desligadas e passaram a usar sistemas automatizados. A gigante das pesquisas quer agora voltar ao modelo anterior, mas tomou uma medida única antes de o fazer. Começou por enviar uma mensagem aos utilizadores a dar conta desta mudança.

Antes disso, e de forma direta e sem consultar os utilizadores, desativou o captar do som em todas as contas. Isto significa que nenhum utilizador tem este mecanismo ativo e o seu áudio, mesmo o que for captado por erros, será guardado.

Mensagem da Google

Olá, Pedro,
Recentemente, atualizámos a definição das gravações de voz e áudio na sua Conta Google e incluímos mais detalhes acerca de como utilizamos as gravações de áudio para melhorar os produtos e tecnologias da Google que utiliza.
A definição atualizada permite que a Google guarde de forma segura as gravações de áudio na sua Conta Google. As gravações de áudio guardadas ajudam a melhorar as nossas tecnologias de reconhecimento de áudio, o que contribui para que produtos como o Assistente Google possam compreender a linguagem ainda melhor no futuro. Para que possa manter o controlo da definição das gravações de áudio, esta encontra-se desativada automaticamente até que tenha disponibilidade para rever as informações atualizadas. Visite a sua Conta Google para rever e ativar a definição das gravações de áudio, se pretender.
REVER DEFINIÇÃO
Resumidamente, eis o que esta alteração significa para si:
Controlos simples para o Assistente Google e outras apps: a definição atualizada das gravações de áudio está incluída na sua Atividade da Web e de apps, que lhe permite guardar atividades, como pesquisas, na sua Conta Google. Quando está ativada, a definição das gravações de áudio grava o áudio das suas interações com o Assistente Google, a Pesquisa e o Maps. Esse áudio pode ser revisto para ajudar a melhorar a forma como os nossos produtos compreendem a voz. Esta definição atualizada não se aplica a outros Serviços Google nem aos dados de áudio guardados no seu dispositivo.
Não afeta os dados de áudio guardados anteriormente: esta atualização não afeta quaisquer dados de áudio guardados anteriormente na sua Conta Google.
Pode optar por eliminar as gravações de áudio em qualquer altura: a Google vai eliminar regularmente as gravações de áudio guardadas por esta definição, quando não forem necessárias para o desenvolvimento dos nossos produtos e tecnologias. Também pode aceder a  para eliminar manualmente as suas gravações de áudio do Assistente Google, da Pesquisa e do Maps ou para optar pela eliminação automática das mesmas com regularidade, no âmbito dos controlos de eliminação automática da Atividade da Web e de apps.
Para ativar a definição das gravações de áudio ou saber mais acerca desta atualização, pode visitar a sua Conta Google.
REVER DEFINIÇÃO

A Google explica que a recolha desta informação ajuda a melhorar a forma como desenvolve os seus serviços e as suas tecnologias. Revela ainda que as capturas anteriores estão guardadas e que existem mecanismos para que possa ser controlados os dados ou eliminadas as gravações.

É claro que a Google precisa destes dados para que possa obter informação dos utilizadores. Para isso estes devem voluntariamente ativar a captura, respeitando as regras de segurança que a marca apresenta no vídeo acima, que lançou de propósito para o efeito.

A decisão da gigante das pesquisas é importante e mostra como a empresa está dedicada e empenhada na privacidade dos utilizadores. Está agora dependente dos utilizadores para terem novos clips de áudio para serem analisados e assim melhorar os seus serviços.

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