Mais privacidade? Google desativa a captura de áudio dos equipamentos dos utilizadores
Pedro Simões
As questões de privacidade são uma constante nos serviços que usamos na Internet. Empresas como a Google, o Facebook a Microsoft ou a Apple têm acesso aos dados dos utilizadores e cada vez mais conseguem obtê-los de forma não comum.
A captura de áudio é hoje uma realidade ao interagirmos com as assistentes virtuais, seja pelos smartphones ou pelos dispositivos inteligentes. Pior que esta captura é o que é feito com elas, para obter dados. A Google agora tomou uma medida única e que vem trazer mais privacidade aos utilizadores.
Foi há cerca de um ano que se soube que as grandes empresas tecnológicas tinham colaboradores a escutar as conversas captadas pelos utilizadores dos seus serviços. Empresas como a Google, a Microsoft e até a Apple estavam a tomar esta prática.
De imediato estas foram desligadas e passaram a usar sistemas automatizados. A gigante das pesquisas quer agora voltar ao modelo anterior, mas tomou uma medida única antes de o fazer. Começou por enviar uma mensagem aos utilizadores a dar conta desta mudança.
Antes disso, e de forma direta e sem consultar os utilizadores, desativou o captar do som em todas as contas. Isto significa que nenhum utilizador tem este mecanismo ativo e o seu áudio, mesmo o que for captado por erros, será guardado.
Recentemente,atualizámosadefiniçãodas gravações devozeáudionasuaConta Googleeincluímos mais detalhes acerca de como utilizamos as gravações deáudiopara melhorar os produtosetecnologias da Google que utiliza.
Adefiniçãoatualizada permite que a Google guarde de forma segura as gravações deáudionasuaConta Google. As gravações deáudioguardadas ajudam a melhorar as nossas tecnologias de reconhecimento deáudio, o que contribui para que produtos como o Assistente Google possam compreender a linguagem ainda melhor no futuro. Para que possa manter o controlo dadefiniçãodas gravações deáudio, esta encontra-se desativada automaticamente até que tenha disponibilidade para rever as informações atualizadas.VisiteasuaConta Googlepara revereativar adefiniçãodas gravações deáudio, se pretender.
Resumidamente, eis o que esta alteração significa para si:
Controlos simples para o Assistente Googleeoutras apps:adefiniçãoatualizada das gravações deáudioestá incluída nasuaAtividade da Webede apps, que lhe permite guardar atividades, como pesquisas, nasuaConta Google. Quando está ativada, adefiniçãodas gravações deáudiograva oáudiodas suas interações com o Assistente Google, a Pesquisaeo Maps. Esseáudiopode ser revisto para ajudar a melhorar a forma como os nossos produtos compreendem avoz. Estadefiniçãoatualizada não se aplica a outros Serviços Google nem aos dados deáudioguardados no seu dispositivo.
Não afeta os dados deáudioguardados anteriormente:esta atualização não afeta quaisquer dados deáudioguardados anteriormente nasuaConta Google.
A Google explica que a recolha desta informação ajuda a melhorar a forma como desenvolve os seus serviços e as suas tecnologias. Revela ainda que as capturas anteriores estão guardadas e que existem mecanismos para que possa ser controlados os dados ou eliminadas as gravações.
É claro que a Google precisa destes dados para que possa obter informação dos utilizadores. Para isso estes devem voluntariamente ativar a captura, respeitando as regras de segurança que a marca apresenta no vídeo acima, que lançou de propósito para o efeito.
A decisão da gigante das pesquisas é importante e mostra como a empresa está dedicada e empenhada na privacidade dos utilizadores. Está agora dependente dos utilizadores para terem novos clips de áudio para serem analisados e assim melhorar os seus serviços.