O telefone modular que a Google está a produzir no seu projecto ARA apresenta diversos desafios técnicos. Para além de toda a infraestrutura para suportar os diferentes módulos e o software a ser desenvolvido, é preciso criar o mercado onde estas diferentes partes vão ser homologadas e comercializadas.
Mas a Google parece ter encontrado já o modelo ideal para esta comercialização, fazendo uso da sua vasta experiência num campo similar! A loja de módulos do Projecto ARA será baseada na… Play Store.
O projecto ARA começou durante os tempos em que a Google era detentora da Motorola. Este projecto foi de tal forma agraciado pela gigante das pesquisas que, mesmo após a venda da Motorola, a Google trouxe-o para a sua alçada e hoje é um equipamento quase a chegar ao mercado.
A ser desenvolvido pela divisão Advanced Technology And Projects (ATAP) da Google, o projecto ARA começa agora a ver a hora de ser colocado no mercado e para isso precisará de uma loja onde podem ser vendidas as diferentes partes a ser usadas e incorporadas neste telefone modular.
Para desenvolver esta loja, a Google resolveu estabelecer uma parceria com a Globant, uma empresa dedicada a fornecer soluções de software inovador.
Os moldes para desenvolvimento desta nova loja ainda estão muito longe de estar definidos, mas a Google quer que esta seja em tudo similar à sua Play Store.
Este modelo de loja tem obtido excelentes resultados, tendo crescido muito para além da venda e disponibilização de aplicações para o Android, e por isso é lógico que a Google o queira alargar para novos rumos.
De forma resumida, a Globant prevê desenvolver uma nova loja, em tudo similar à Google Play Store, mas que servirá como ponto de compra e venda de hardware destinado ao Projecto Ara.
Mas para além de servir como ponto de venda, esta nova loja servirá também para que os utilizadores dêem as suas opiniões, recomendações e avaliações sobre cada um dos módulos.
Tendo para já apenas um protótipo plenamente funcional, o Spiral 1, a Google espera ter para apresentar muito brevemente uma segunda versão deste.
O Spiral 2 poderá ver a luz do dia já no próximo mês de Janeiro na segunda conferência anual dedicada ao ARA, onde são ainda esperadas muitas outras novidades.
Ainda sem qualquer data apresentada para lançamento, é esperado que o ARA chegue ao mercado ainda durante o ano de 2015 ou no ano seguinte.
A Google está na linha da frente com o ARA, mas já não é a única. O Puzzlephone é outro conceito semelhante que está também prestes a chegar ao mercado.
Este conceito inovador pretende revolucionar o mercado dos smartphones ao permitir que qualquer telefone possa ser reconfigurado e totalmente alterado com a mudança de módulos, sem que seja necessário comprar um novo.