O YouTube tem estado a mudar a sua política de publicidade. Se por um lado combate o seu bloqueio, por outro pareara novos espaços para mostrar estes anúncios. Primeiro, o YouTube submeteu os espetadores a anúncios mais longos e não ignoráveis e agora, abruptamente, nem mesmo uma pausa num vídeo vai escapar sem a publicidade.
A plataforma detida pela Google confirmou esta quinta-feira que lançou de forma alargada os anúncios de pausa para todos os anunciantes. Isto leva a que quando um vídeo é colocado em pausa, um anúncio aparecerá na lateral do ecrã, como já mostrámos antes.
A Google tem uma perspetiva muto direta e garante que este novo formato de publicidade é perfeito para os espetadores. Permite-lhes aprender mais sobre uma marca que está a ser revelada. Entende que é uma atualização benéfica para todo o ecossistema do YouTube e um dos elementos da experiência moderna de anúncios na plataforma.
O YouTube reforçou que a atualização também cria uma experiência de visualização menos ininterrupta para os espetadores. Ainda assim, os utilizadores parecem discordar e nas redes sociais lamentaram mais anúncios na plataforma.
Os utilizadores podem, naturalmente, evitar completamente os anúncios, de forma simples. Ao subscreverem a versão premium do YouTube, que normalmente custa 11,99 €/ mês para um utilizador.
Seriously @YouTube? You’re putting up ads when you pause a video now?
I am about to install a computer in place of the fire stick so I can have an ad blocker… Your ads are getting ridiculous. pic.twitter.com/OT4JMduGTU
— RoÆther (@Roaether) September 6, 2024
Philipp Schindler, da Google, executivo que lidera as vendas da Google e do YouTube, revelou mais sobre esta novidade em abril. Durante uma conferência telefónica de resultados da Alphabet contou que a empresa “observou uma forte tração” ao introduzir os anúncios piloto de pausa em 2023 nas TVs que se ligam à Internet para transmitir vídeos.
Embora não revele informações financeiras específicas, a empresa disse que os anúncios de pausa eram rentáveis. Mostrou que os resultados iniciais revelam que os anúncios de pausa geram fortes resultados, o que lhes permite exigir preços premium aos anunciantes.