A relação da Google com os sistemas operativos da Microsoft nunca foi pacifica. São raras as aplicações que existem para estas plataformas, por decisão clara da Google.
Mas essa posição pode estar prestes a mudar, com um forte rumor a indicar que a Google vai trazer as suas aplicações para o Windows 10 Mobile.
A Google sempre dedicou os seus esforços a ter uma presença forte no iOS e no Android, deixando sempre para segundo plano o Windows Phone.
Esta foi uma decisão que não tem agradado aos utilizadores, que muitas vezes acabam por optar por usar os serviços da Microsoft, sempre que tal é possível.
Uma das mais marcantes posições aconteceu com a aplicação dedicada ao YouTube, que inicialmente foi criada pela Microsoft, mas que sofreu depois vários problemas criados pela Google. O resultado final ainda não é perfeito, mas a Microsoft assumiu a sua manutenção.
Um rumor de uma fonte segura indica agora que a Google vai finalmente olhar para o Windows 10 Mobile com outros olhos e disponibilizar as suas aplicações para este novo sistema operativo.
There’s a rumor that Google will come on stage at Microsoft’s event and announce Windows 10 apps. Wouldn’t be surprised if these apps happen
— Tom Warren (@tomwarren) 5 outubro 2015
Segundo Tom Warner, editor sénior do site TheVerge, o anúncio destas novas aplicações pode surgir já hoje, durante o evento que a Microsoft está a organizar e onde se espera que o Windows 10 Mobile seja um dos temas principais.
Da mesma forma que a Microsoft esteve na Keynote da Apple, onde apresentou o Office para o iPad Pro, a Google deverá estar também na apresentação dos novos Lumia e do Windows 10 Mobile, com várias das suas aplicações, dedicadas aos seus serviços.
Microsoft seems to be in favor of partnerships to benefit its ecosystem when it comes to Android royalties and Google just settled… — Tom Warren (@tomwarren) 5 outubro 2015
Uma das principais razões para este novo aproximar entre as duas empresas veio do recente acordo estabelecido entre ambas e que retira da Google, e das empresas que usam o Android, parte dos pagamentos de licenças de utilização das patentes da Microsoft.
É certo que caso se confirme esta nova abordagem da Google ao sistema operativo móvel da Microsoft, esta será uma estratégia que poderá visar o iOS da Apple e os seus dispositivos móveis.
Com todas as aplicações Google e com o aumento da qualidade quer dos equipamentos quer do próprio sistema operativo, a escolha dos consumidores poderá começar a pender para o lado dos Lumia. Mas a Google deverá ter algum cuidado pois esta nova oferta pode também retirar muitos utilizadores ao próprio Android.
A grande beneficiada com todas estas movimentações acabará por ser a Microsoft, que para além de aumentar a sua oferta de aplicações, com novidades de peso, acaba por também conseguir roubar utilizadores às suas mais directas concorrentes.