Pplware

Google vai ajudar a diagnosticar o cancro e ataques de coração

A Google é provavelmente uma das empresas que mais investigação realiza. Esta terça-feira, a empresa, com sede em Mountain View (Califórnia), informou que está a estudar o comportamento de nanopartículas que possibilitem o diagnóstico precoce de cancro, ataques de coração e outras doenças, através da identificação de alterações bioquímicas no corpo que dêem sinais de alerta.

Foi através de um comunicado que a Google informou que o departamento Google X – o mesmo que tem trabalhado nos óculos inteligentes, no projecto Loon, entre outros, encontra-se actualmente a trabalhar numa solução para diagnosticar o cancro e ataques de coração.

Nesse mesmo comunicado, a Google fez saber que as taxas de sobrevivência do cancro dependem em grande parte do diagnóstico precoce e  lamentou que, em muitos casos, como nos tumores do pâncreas, esses diagnósticos avançados não estejam disponíveis.

“O GoogleX está a investigar as nanopartículas, presentes no fluxo sanguíneo.Recorrendo a um dispositivo equipado com sensores especiais, os médicos e até o próprio utilizador poderão ser capazes de detectar a doença quando esta se começa a desenvolver no corpo”, referiu a empresa.

O projecto está ainda na fase inicial e, de acordo com a própria Google, o projecto poderá ter um período de desenvolvimento entre 5 a 7 anos.

A empresa explicou ainda que pode ser possível desenvolver um teste para detectar enzimas geradas por placas nas artérias que estejam prestes a rebentar e a causar um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

A Google destacou ainda que as tecnologias desenvolvidas nos últimos anos, com base em pequenos sensores e poderosos microscópios, ajudaram a criar novos e eficientes sistemas de diagnóstico. Saber mais aqui

Via EmpresasHoje

Exit mobile version