Pplware

Atenção! Google lê os seus e-mails e regista as compras que fez online nos últimos anos

A Google e a privacidade dos utilizadores nunca foram temas que pudessem ser discutidos de forma coerente. Há sempre uma necessidade desta empresa ter acesso a informação dos utilizadores, para poder exercer a sua atividade principal.

Algo que não se sabia, e agora foi revelado, é que a Google tem registos das compras dos utilizadores. Estas remontam a vários anos e têm todas as transações feitas, mesmo fora dos serviços da gigante das pesquisas.


Há muitos anos que se sabe que a Google lê o email dos seus utilizadores. A empresa sempre revelou que não o faz de forma a encontrar informações sensíveis, mas a verdade pode bem não ser essa.

Uma nova descoberta mostrou que a empresa tem na configuração dos utilizadores uma área onde regista as compras que estes fazem. O pior é que estas não vêm apenas de compras dentro dos seus serviços e vai mais longe. Há registos de compras feitas na loja de apps da Apple, da Amazon ou até de lojas online.

Ao aceder ao endereço myaccount.google.com/purchases o utilizador vai poder ver as compras que a empresa tem registadas. Segundo a Google, apenas o utilizador pode ver as suas próprias compras. A empresa refere que protege a privacidade e a segurança destes.

Do que pode ser visto, e a própria Google revela, estes dados são recolhidos diretamente do Gmail, pela análise dos e-mails recebidos com os recibos das compras que foram efetuadas.

Há ainda a possibilidade de recolha pela Google das compras feitas nos seus serviços e das ordens dadas através do assistente virtual da empresa. Estes já se sabiam que eram guardados, mas não se sabia que era também para este fim.

Nos detalhes de cada compra pode ser visto o valor pago e o local onde a compra foi realizada. Há ainda informações detalhadas sobre os bens adquiridos e muito mais informação útil para o utilizador.

A empresa revela que estes registos podem ser eliminados, mas não de forma global. Apenas os registos individuais podem ser eliminados, um a um. É ainda possível desativar esta recolha, na opção “Não utilizar resultados privados” da página Definições de pesquisa.

Este é mais um problema de privacidade para a Google resolver e justifica. É sabido que a empresa lê os e-mails do Gmail, mas não se sabia a razão. Agora está um pouco mais clara a razão. O que não está explicado é a razão pela qual a Google guarda estes dados.

Exit mobile version